A agricultura é, historicamente, uma das principais atividades econômicas do Paraná que, além da produção, é destaque também na produção de sementes. Nesta semana, o embaixador da República de Moçambique, Manoel Tomás Lubisse, acompanhado pelo deputado federal, Luiz Nishimori (PR), fez uma visita técnica a sede da Sementes Balu, em Arapongas. A visita tem por objetivo de conhecer o processo e implantar as técnicas de produção agrícola para que o País africano alcance autossuficiência alimentar. A empresa araponguense foi escolhida por se destacar no ramo de pesquisas e produção de sementes de milho híbrido, com atuação em mais de 10 Estados brasileiros e Paraguai.
Durante o encontro, o embaixador firmou acordo com a empresa para encaminhar técnicos intercambistas para explorar o polo de produção do mercado regional. “Viemos justamente para conhecer o que se faz no norte do Paraná. Tendo isso como objetivo, tivemos encontro com várias instituições e podemos ver o que se pode fazer em conjunto e isso passa pela possibilidade de trazer nossos técnicos para o Paraná”, disse.
Lubisse informa que projeto está em fase inicial e que ainda depende da sinalização do número de vagas disponibilizadas pelas instituições parceiras. “Temos algumas indicações e depois vamos fazer um processo seletivo para trazer a pessoa certa para aprender a coisa certa no lugar certo. Saímos daqui com ideia que existe vontade de trabalharmos juntos”, concluiu.
O deputado Nishimori foi quem convidou o embaixador para conhecer a agricultura desenvolvida no norte do Paraná, por meio de um convênio firmado entre Brasil, Japão e Moçambique. “Existe um projeto internacional feito pelos três países com objetivo de ajudar a implantar a produção agrícola na África em geral. Lá faltam muitos alimentos e queremos levar produtores brasileiros com grande ‘know-how’ em tecnologia para colaborar”, explicou.
Nishimori está à frente das missões com comitivas formadas por empresários estrangeiros. Ele ressaltou que o projeto internacional se baseia na agricultura do norte paranaense por ser um exemplo para Moçambique. “Convidei Lubisse para conhecer a nossa região, porque a agricultura em Moçambique está começando e no Paraná temos 70 anos de atividade. É um modelo para aquele País começar a implantar tendo em vista a segurança alimentar”, concluiu.
Durante a visita na sede da Sementes Balu, a comitiva assistiu uma apresentação feita pelo diretor presidente do grupo, Carlos Freitas, que explicou a área de abrangência, parcerias, desenvolvimento de programa de pesquisa, produtos fabricados e resultados atingidos.
“A reunião foi muito proveitosa e aceitamos a parceria para receber alunos de intercâmbio para os setores de pesquisa, comercial e melhoramento”, disse.
Freitas destacou o valor da agricultura para o desenvolvimento econômico. “Na dificuldade em que o País passa neste momento de crise política, a agricultura é um fator muito importante para a economia”.
O encontro contou com participação do diretor financeiro Francisco de Freitas e demais diretores da empresa.
TECNOLOGIA
A Sementes Balu é uma empresa familiar, que tem tradição no agronegócio, e que atua desde a década de 20. Atualmente, é considerada uma das maiores empresas do Brasil do ramo de pesquisa e produção de sementes e híbridos de milho utilizando alta tecnologia, controles de qualidade e de produtividade de primeiro mundo. A empresa mantém uma política de qualidade que visa contribuir com o agronegócio por meio do contínuo desenvolvimento tecnológico, atendendo as exigências legais e à manutenção de altas produtividades. O que, segundo a direção da empresa, vem garantindo altas lucratividades aos agricultores de todo Brasil. A empresa atua em mais de 10 estados do País, e representa 3% da produção nacional de híbridos de milho.
“A empresa atende o Paraguai e todas as regiões do Brasil com produtos testados e aprovados pelos agricultores mais exigentes”, assinala Carlos Freitas.
Além de desenvolver agricultura com tecnologia de ponta, a família Freitas é fundadora e proprietária do Hospital Regional João de Freitas, entidade que realiza grande serviço na área da saúde.