Moradores do Residencial Jaçanã entregaram para a prefeitura um abaixo-assinado com 300 assinaturas pedindo a ampliação do número de linhas no bairro, na zona oeste, que também abriga os residenciais Sumatra I e Sumatra II.
A ampliação foi uma das reivindicações discutidas em reunião realizada ontem com representantes dos três residenciais promovida pelo superintendente Municipal de Relações com a Comunidade, Laércio de Moraes. No encontro, o encarregado Operacional da Viação Apucarana Ltda (VAL), Leuzé dos Santos, ouviu as reivindicações de representantes das comunidades para, em seguida submetê-las, à análise da diretoria da empresa.
O principal ponto discutido diz respeito ao pedido de mais horários nas linhas do Jaçanã, o último bairro da região coberto pelo transporte coletivo. Eles solicitam que o mesmo número de ônibus que atende os residenciais Sumatra I e II também chegue ao Jaçanã.
“Da forma que está agora temos circular apenas de 40 em 40 minutos, sendo que nos outros dois bairros isso acontece de 20 em 20 minutos”, alega a presidente da Associação dos Moradores do Residencial Jaçanã, Zilda Teodoro Marques.
Os moradores também reivindicam pontos de ônibus cobertos e outras melhorias. Os três bairros somam mais de 1,2 mil moradias onde residem mais de 5 mil pessoas. Após a inauguração do Sumatra I e II, ano passado, já foi necessária ampliação das linhas para atender os moradores.
As alternativas para solucionar os problemas do transporte coletivo urbano nos três bairros foram amplamente discutidas e agora serão levadas para análise da diretoria da VAL. Uma nova reunião foi agendada para o dia 18 de novembro quando o diretor operacional da empresa volta com o posicionamento da empresa sobre as questões apresentadas pela comunidade.
“O objetivo do prefeito Beto Preto é favorecer a comunidade por isso buscamos promover o encontro entre as partes envolvidas neste processo. Saímos desta reunião com um diagnóstico da situação do transporte coletivo nos três bairros”, disse Laércio Moraes, lembrando que a cobertura dos pontos de ônibus, também reivindicada pelos moradores, será resolvida após a conclusão do processo licitatório do transporte coletivo urbano no município licitação, que qual está em andamento.
Participaram da reunião de hoje na sede da Superintendência de Relações com a Comunidade, ao lado da prefeitura, a presidente e vice-presidente da Associação de Moradores do residencial Jaçanã, Zilda Teodoro Marques e Diego da Silva; a presidente e vice-presidente da Associação de Moradores do Sumatra I, Telma de Oliveira e Adalto Batista Sobrinho; e a vice-presidente da Associação dos Moradores do Sumatra II, Cristina Aparecida Santos.