CIDADES

min de leitura - #

Morre em Apucarana ex-vereador e ex-deputado estadual Jorginho Maia

Edison Costa

| Edição de 28 de junho de 2022 | Atualizado em 28 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Morre em Apucarana ex-vereador e ex-deputado estadual Jorginho Maia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Morreu nesta terça-feira, em Apucarana, o ex-vereador e ex-deputado estadual Jorge Amin Maia Filho, 77 anos. Conforme informações da família, ele estava internado há alguns dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital da Providência, onde passava por tratamento de uma pneumonia.

Jorginho Maia deixa a esposa Dina, além dos filhos Ivo, Beatriz, Marco Aurélio e Daniela, netos, demais familiares e diversos amigos que cultivou ao longo dos anos.

Jorge Amim Maia Filho foi vereador, eleito em 1976 para gestão 1977-1982, com 645 votos pela Arena. Nesta época, presidiu a Câmara, tendo como vice-presidente do Legislativo o radialista Antonio Penharbel Filho. Na eleição de 1982, ele foi eleito deputado estadual pelo PDS, com 23.946 votos. 

Ele era filho do ex-prefeito de Apucarana, Jorge Amim Maia (eleito em 1955 para a gestão 1956-1959). Jorge Amim Maia (o pai) também foi vereador (1948-1951) e deputado estadual, assumindo o cargo entre 1959 e 1960, atuando com líder do então governador Moisés Lupion, e depois eleito deputado em 1958 (gestão 1959-1962). O Amim pai ainda disputou a eleição para prefeito em 1963, em Apucarana, perdendo para Alvaro Anibal Lautenschlager.

CONDOLÊNCIAS

O prefeito Junior da Femac (PSD), em nome de todos os apucaranenses, emitiu nota de pesar, manifestando condolências à família e amigos do ex-político e colaborador para o desenvolvimento do município. “Apucarana está enlutada pela perda do Jorginho Maia, que era muito querido por todos, sempre muito carinhoso e atencioso”, lamentou Junior da Femac, reiterando seus sentimentos pela morte do ilustre cidadão apucaranense.

O prefeito lembrou que, em 2019, Jorginho Maia participou da entrega da obra de revitalização total da Praça Mauá, ao lado da ferrovia – onde aportaram os primeiros pioneiros do Município -, que foi construída na gestão de seu pai, Jorge Amin Maia. Em 2018, na gestão do ex-prefeito Beto Preto, Jorginho também esteve presente na solenidade de inauguração do viaduto do contorno sul – na BR-376 -, que foi denominado “prefeito Jorge Amin Maia”.

O ex-prefeito de Apucarana, ex-secretário estadual da Saúde e atual assessor especial do governador Ratinho Junior, Beto Preto, também manifestou pesar pela morte do apucaranense. “Jorginho Maia sempre foi muito atuante no cenário político-administrativo de Apucarana e também muito querido por todos pelo seu jeito alegre e simpático”, diz Beto Preto, destacando que sua família está inserida na história de Apucarana.