Um estudo da Universidade de Oxford, divulgado na última terça-feira, afirma ter encontrado a primeira droga que, comprovadamente, reduz a incidência de mortes pela Covid-19. Conforme análises de cientistas, em resultados apresentados pelo medicamento, houve redução de um terço das mortes em pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam o corticoide dexametasona. Na região, outros tipos de corticoides já estão sendo usados para combater a doença.
O chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Altimar Carletto, explica que em Apucarana, Arapongas e região, os protocolos utilizam um outro tipo de corticoide injetável, também com sucesso.
O médico ainda acrescenta que quando a utilização é por via oral, pode ser usado tanto a dexametasona e prednisolona, quanto a prednisona, no início da fase inflamatória da doença. “Esses medicamentos, quando utilizados nos momentos adequados, trazem muitos bons resultados positivos”, acrescenta.
Apesar do corticoide ser um medicamento muito usado por médicos e ter baixo custo, Carletto diz que o remédio tem diversos efeitos colaterais e deve ser utilizado no momento adequado, que só o médico pode indicar.
“A doença causada pelo novo coronavírus tem três fases e apenas o profissional vai saber em qual momento utilizar o medicamento. O corticoide tem efeito imunossupressor, ou seja, deixa o sistema imunológico frágil. Portanto, nunca deve ser usado na fase inicial da patologia (quando existe a replicação viral)”, complementa.
Em relação à cloroquina, o chefe da 16ª esclarece que o remédio não está nos protocolos de Apucarana e Arapongas. No entanto, ele explica que se algum paciente ou médico solicitar o remédio, ele poderá ser disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado, através das Regionais.
“Ao contrário da cloroquina, que possui alguns efeitos colaterais, utiliza-se a Ivermectina, que após estudos mostrou que tem atividade antiviral, em teste in vitro, contra o vírus causador da Covid-19, e não possui efeitos colaterais graves ao paciente. Assim como a dexametasona, esse remédio também deve ser receitado pelo médico ao paciente em um momento apropriado da doença”, esclarece.
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Cidades
03/08Empresário de Rolândia (PR) é primeiro ganhador do prêmio de R$ 1 milhão da Poupança Premiada Sicredi
-
Cidades
04/08Programa 100% LED chega a mais dois bairros de Apucarana
-
Cidades
04/08Moradores cobram restrição a caminhões no 28 de Janeiro
-
Geral
04/08Dia dos Pais aquece as vendas e gera otimismo no comércio de Apucarana
-
Política
04/08Câmara realiza audiência para discutir empréstimo de R$ 30 mi