Quase 6,5 mil alunos da região estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. O número é 25% maior do que a edição anterior quando pouco mais de 5,1 mil estudantes estavam inscritos em Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Mauá da Serra. Ao todo, são 340 locais de prova em 89 municípios do Paraná.
Apucarana é o município com mais inscritos na região. São 2.309 estudantes, número 77% maior que a edição anterior quando 1.777 candidatos se inscreveram. Em Arapongas os inscritos aumentaram 25%, passando de 1.432 alunos para 1.802 neste ano. Em Ivaiporã, o número passou de 917 para 1.226; em Jandaia do Sul 709 para 741 e em Mauá da Serra 335 para 419.
Para o diretor do Colégio Estadual Polivalente de Apucarana, Helio Edmur da Silva, o aumento nas inscrições na região reflete o incentivo que os alunos têm recebido do Núcleo Regional de Educação (NRE) por meio das escolas. “Acabou a pandemia e a frequência escolar está normalizada. Além disso a escola incentiva muito os alunos. O pessoal do núcleo encaminhou diversos cursinhos gratuitos, aulão da Unespar e nós repassamos isso para os alunos que assistiram as aulas”, afirma.
Segundo o diretor, todos os alunos do Polivalente que cursam o 3ª ano do ensino médio farão a prova neste domingo. “Temos 130 alunos do ‘terceirão’ e todos farão o Enem. O Polivalente também será sede de aplicação da prova”, informa.
A estudante Julia Yumi Kanno Manosso, 17 anos, aluna de escola privada em Apucarana, está entre os candidatos que farão o exame nos próximos fins de semana. Ela almeja ingressar no curso de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e, para isso, vem se preparando desde o início do ano.
“Sem dúvidas a parte mais difícil para mim, e acredito que para maioria também, é a redação. Até porque pode ser qualquer tema e a banca é bem exigente na hora da correção. Por isso estou me preparando desde o início do ano, fazendo cursos específicos, e claro, treinando muito a redação”, afirma.
Julia destaca que nota do Enem, além de servir como porta de entrada para instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil, também pode ser usada em processos seletivos de universidades no exterior. “Imagina poder estudar em uma universidade em Portugal com a nota do Enem? seria incrível”, afirma.
Paraná pede adiamento das provas em municípios atingidos pelas chuvas
O secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda, enviou nesta terça-feira (31) um ofício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC) solicitando o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em municípios que estão em situação crítica mais devido às fortes chuvas que atingem o Estado desde o início de outubro. A primeira etapa das provas está marcada para domingo (5) e a medida, se acatada, valerá para escolas estaduais e particulares.
“As atuais condições climáticas podem prejudicar tanto o deslocamento dos alunos até os locais de prova, como a aplicação adequada dos exames. Além disso, as circunstâncias afetam o próprio estado emocional dos estudantes”, destaca o secretário Miranda.
Nesta semana, o Paraná tem 20 escolas fechadas, seja devido à localização em áreas impactadas pelas chuvas, seja em função da designação de emergência para acolher desabrigados. Até a manhã desta terça-feira o Paraná registrava 15 municípios em estado de calamidade pública e 29 em situação de emergência.