CIDADES

min de leitura - #

Obra do Contorno de Jandaia abre 220 vagas de trabalho

Fernando Klein

| Edição de 24 de junho de 2022 | Atualizado em 24 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Obra do Contorno de Jandaia abre 220 vagas de trabalho

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Retomadas em fevereiro de 2022, as obras do contorno de Jandaia do Sul envolvem atualmente 220 trabalhadores de empreiteira contratada pela Viapar e estão na fase de limpeza, terraplenagem e drenagem. Até agora, 10% do cronograma foi concluído, segundo balanço da concessionária, que é responsável pela construção mesmo com o fim do Anel de Integração.

A pedra fundamental foi lançada em setembro de 2021. Com o fim dos contratos, o início da obra acabou atrasando. A construção está prevista em acordo judicial firmado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e a Viapar. 

O acordo, discutido pelo Ministério Público Federal (MPF), foi homologado pela Justiça Federal ainda no final de 2020. A Viapar é uma das concessionárias que atuaram no Anel de Integração e executará as obras mesmo após o término do contrato com o Governo do Estado, em novembro de 2021. Somente em Jandaia do Sul, o investimento total será de R$ 59,4 milhões. 

O contorno de Jandaia do Sul prevê 6 quilômetros de extensão e deverá sair de Mandaguari, desviando o trânsito do perímetro urbano da cidade de Jandaia do Sul do km 215 ao km 221. O empreendimento terá pista dupla; acostamento; espaço lateral para drenagem; canteiro central de 3 metros até o km 3,60 e 6 metros do km 3,60 ao km 6, além de contenção, galerias de drenagem, viadutos e passagem inferiores. A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2023. 

Além do contorno de Jandaia do Sul, o acordo judicial prevê a conclusão do contorno de Arapongas, na região. No entanto, essa obra está parada com apenas 3% do cronograma concluído e não há previsão de retomada. Há um impasse envolvendo as desapropriações necessárias. A Viapar argumenta que esta responsabilidade é do poder público. (FERNANDO KLEIN)