CIDADES

min de leitura - #

Obras de reforço na reservação devem ser finalizadas até dezembro em Apucarana

Da Redação

| Edição de 09 de maio de 2022 | Atualizado em 09 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Obras de reforço na reservação devem ser finalizadas até dezembro em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quase 600 caminhões de terra foram retirados da unidade da Sanepar de Apucarana localizada na Rua Galdino Gluck Junior para construção de um reservatório com capacidade para 4 milhões de litros. Em concreto armado e com previsão de entrega em dezembro, o reservatário faz parte de um conjunto de obras iniciadas em setembro do ano passado para ampliar a reservação em 10 milhões de litros de água no sistema, passando dos atuais 8 milhões para 18 milhões. No mesmo endereço, será construída uma segunda unidade com capacidade para 2 milhões de litros. Ao todo, a Sanepar está investindo R$ 31,7 milhões na cidade. As obras também incluem, nas regiões Sudoeste e Oeste, a instalação de duas unidades em estrutura metálica, com capacidade para 2 milhões de litros cada. Trata-se de tecnologia importada da Alemanha em aço vitrificado, o que confere maior durabilidade e menor ocorrência de manutenções.

Também estão sendo construídas duas estações elevatórias e implantadas 10 mil metros de tubulações. As obras estão gerando 525 empregos diretos e indiretos.

A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira, afirma que essas obras melhoram a distribuição de água em toda a cidade, especialmente nas regiões mais afastadas e distantes dos centros de reservação. “Estamos também implantando adutoras que reforçam a entrega da água e essa obra é por método não-destrutivo, o que significa que não estamos fazendo abertura de valas, portanto, causando menos transtorno à população”.

Ainda em 2022, deve ser licitada obra de ampliação da produção de água. Serão colocados em operação três novos poços com um incremento de 15% no volume captado atualmente. Além das estruturas dos poços, serão implantados 10 km de adutora e mais um reservatório de 500 mil litros.