Quase 600 caminhões de terra foram retirados da unidade da Sanepar de Apucarana localizada na Rua Galdino Gluck Junior para construção de um reservatório com capacidade para 4 milhões de litros. Em concreto armado e com previsão de entrega em dezembro, o reservatário faz parte de um conjunto de obras iniciadas em setembro do ano passado para ampliar a reservação em 10 milhões de litros de água no sistema, passando dos atuais 8 milhões para 18 milhões. No mesmo endereço, será construída uma segunda unidade com capacidade para 2 milhões de litros. Ao todo, a Sanepar está investindo R$ 31,7 milhões na cidade. As obras também incluem, nas regiões Sudoeste e Oeste, a instalação de duas unidades em estrutura metálica, com capacidade para 2 milhões de litros cada. Trata-se de tecnologia importada da Alemanha em aço vitrificado, o que confere maior durabilidade e menor ocorrência de manutenções.
Também estão sendo construídas duas estações elevatórias e implantadas 10 mil metros de tubulações. As obras estão gerando 525 empregos diretos e indiretos.
A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira, afirma que essas obras melhoram a distribuição de água em toda a cidade, especialmente nas regiões mais afastadas e distantes dos centros de reservação. “Estamos também implantando adutoras que reforçam a entrega da água e essa obra é por método não-destrutivo, o que significa que não estamos fazendo abertura de valas, portanto, causando menos transtorno à população”.
Ainda em 2022, deve ser licitada obra de ampliação da produção de água. Serão colocados em operação três novos poços com um incremento de 15% no volume captado atualmente. Além das estruturas dos poços, serão implantados 10 km de adutora e mais um reservatório de 500 mil litros.