Mandados de busca e apreensão foram cumpridos ontem em Apucarana e Arapongas em operação da Polícia Civil (PC) contra uma quadrilha de caminhoneiros suspeitos de desviar cargas.
A ‘Operação Fake’ cumpriu 19 mandados de prisões e 37 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná, Maranhão e Ceará.
No Paraná, a operação ocorreu em 14 cidades, incluindo Apucarana e Arapongas. A ação também acontece em Bela Vista do Paraíso, Rolândia, Londrina, Ibiporã, Mandirituba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Balsa Nova, Campo Largo, Matinhos e Cruzeiro do Oeste.
Investigadores de Apucarana participam da ação coordenada pela PC de São Paulo e foram ao Residencial Jaçanã à procura de um suspeito de integrar a quadrilha, porém ele não foi encontrado.
Em Arapongas, mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Vila Bernardes e no Conjunto Palmares, mas nada de ilícito foi encontrado.
Segundo a corporação, uma investigação apontou que os caminhoneiros furtavam cargas durante o transporte e registravam o Boletim de Ocorrência (BO) como se tivessem sido vítimas de assalto.
Em outros casos apurados, os suspeitos falsificavam os boletins de roubo para apresentar para as empresas proprietárias das cargas. A polícia informou que foram identificadas ao menos 74 ocorrências falsas ou que noticiavam falsos roubos, entre os anos de 2019 e 2020, atribuídas à quadrilha. Mais de 20 motoristas são investigados por participação no esquema. Eles se alternavam, segundo a polícia, em diversos caminhões.