A Secretaria de Estado da Saúde e o Sistema Estadual de Transplantes celebram o Setembro Verde: mês dedicado ao incentivo e conscientização da importância da doação de órgãos. No Paraná, mais de duas mil pessoas aguardam por um transplante.
Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mostram que o Paraná mantém a liderança nacional em doações no primeiro semestre deste ano. O Estado atingiu a marca de 44,1 doações efetivas por milhão de população (pmp), acima dos demais estados e da média nacional que fechou em 15,8 pmp.
De janeiro a junho de 2020, foram 558 notificações de potenciais doadores e 252 doações, que corresponderam a 385 transplantes de órgãos. Além disso, o Estado se mantém no topo da lista em transplantes renais e em segundo lugar em transplantes de fígado.
Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch, o Paraná proporcionalmente é o Estado que mais tem doações de órgãos e também o que tem a menor recusa familiar na doação.