O secretário da saúde do Paraná, Beto Preto, acompanhou neste sábado o vice-governador Darci Piana no 2º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), na capital paulista.
Durante todo o dia, foram realizadas discussões e oficinas nas áreas de segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento econômico, tecnologia, turismo, agricultura, transporte e logística, infraestrutura e meio ambiente, e fazenda e planejamento.
Nos debates realizados entre os secretários da Saúde do Paraná, São Paulo, Minas Gerias, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os principais temas abordados foram privatizações e terceirização de serviços, financiamento das santas casas, compensação estado-operadoras (Agência Nacional de Saúde-ANS), Modelo de governança e judicialização de processos (medicamentos, próteses e cirurgias), e programa de qualidade assistencial (tecnologia e humanização).
Para o secretário da Saúde do Paraná e ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto, trata-se de um momento relevante para a saúde pública dos estados do Sul e Sudeste, no qual estão sendo discutidos os problemas mais frequentes e, ao mesmo tempo, a busca de soluções e estratégias para o futuro.
“No Paraná, em linhas gerais, estamos dispondo de apoio total do governador Ratinho Junior, para descentralizar, em especial as consultas, exames e procedimentos nas áreas de especialidades, evitando que os pacientes precisem fazer deslocamentos para os grandes centros”, reiterou o secretário Beto Preto.