CIDADES

min de leitura - #

Parque da Juruba deve ganhar primeiras indústrias até junho

Fernando Klein

| Edição de 22 de novembro de 2022 | Atualizado em 22 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Parque da Juruba deve ganhar primeiras indústrias até junho

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quatro empresas estão na fase final de instalação e devem iniciar suas atividades no Parque Industrial da Juruba, em Apucarana, até junho do próximo ano. Outros nove empreendimentos industriais estão iniciando as obras de terraplanagem e a expectativa é que comecem a partir de janeiro a construir suas estruturas no local. O balanço é da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

O secretário Edison Estrope explica que a pandemia de covid-19 atrasou a instalação de empresas no Parque Industrial da Juruba. “A covid-19 fez com que todos ficassem receosos para investir, mas a nossa economia reagiu muito bem pós-pandemia”, assinala o secretário. 

Segundo Estrope, a Prefeitura de Apucarana liberou até agora a instalação de 29 empresas no Parque Industrial da Juruba, a maioria do setor de vestuário. As quatro em estágio avançado para instalação são da área de agronegócios (duas), produtos saneantes (uma) e produtos químicos/cosméticos (uma). Esses empreendimentos devem gerar cerca de 100 empregos diretos no primeiro momento. A expectativa, no entanto, é que todas as empresas beneficiadas com incentivos fiscais comecem a partir do próximo ano o processo de instalação. 

O Parque Industrial da Juruba começou a ser implantado em 2014 pelo então prefeito Beto Preto (PSD), atual secretário de Estado da Saúde e deputado federal eleito, quando ocorreu a compra do terreno. Na sequência, o município obteve a licença ambiental e elaborou os projetos necessários. A implantação ganhou impulso na gestão de Junior da Femac (PSD), com o asfalto, instalação da rede elétrica e do sistema de água, além da iluminação pública. 

Segundo Estrope, o Parque Industrial da Juruba representa um grande passo na ampliação da industrialização em Apucarana, na medida que incentiva empresários da cidade e também investidores de outros municípios. “Dessa forma, Apucarana garante mais vagas de empregos e um maior número de empresas instaladas”, completa o secretário.