POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos da Amuvi discutem infraestrutura na Casa Civil

Da Redação

| Edição de 21 de outubro de 2025 | Atualizado em 21 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Presentes na capital para solenidade de anúncio de investimentos na educação, vários prefeitos do Vale do Ivaí foram recebidos ontem pelo chefe da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega. A comitiva de prefeitos da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí se reuniu com secretário para discutir algumas obras de infraestrutura importantes para região.

Entre os projetos discutidos está a nova ponte sobre o Rio Ivaí, ligando os municípios de Grandes Rios e Jardim Alegre e que deve beneficiar vários outros município do Vale do Ivaí. Segundo o prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos (PSD), o encontro foi necessário para alinhar detalhes técnicos. “Foi uma reunião de ajustes. Estamos chegando na reta final do orçamento e é preciso alinhar tudo com atenção. Temos que acompanhar de perto para não perder prazos”, afirmou o prefeito.

Na reunião, que contou com participação do presidente e vice-presidente da Amuvi, prefeitos de Godoy Moreira, Primis Oliveira (PSD) e Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches (MDB), também foram discutidos outros dois projetos, a pavimentação do trecho entre Borrazópolis e Cruzmaltina, na PR-466, confirmada há algumas semanas; e a construção da nova sede da associação em Borrazópolis.

“Falamos de demandas antigas, mas que agora estão saindo do papel. São obras que vão mudar a realidade da região e facilitar o deslocamento de quem precisa buscar saúde, estudar ou escoar a produção rural”, afirmou o prefeito de Ivaiporã Gil (PSD), também presente no encontro.

A nova ponte está em fase de finalização de convênio. Já a ligação entre Borrazópolis e Cruzmaltina, em trecho de 12 km, tem investimento estimado de R$ 30 milhões, com licitação autorizada.

Durante o encontro, o presidente da Amuvi, prefeito Primis de Oliveira, solicitou ainda recursos para a construção de uma nova sede da associação, cujo projeto é estimado em cerca de R$ 3 milhões, com estrutura adequada para reuniões e treinamentos de servidores. Também participaram da reunião os prefeitos de Grandes Rios, Willian José; Cruzmaltina, Maurício Bueno; Rio Bom, Moisés Andrade; Rosário do Ivaí, Cézar do Anísio; Borrazópolis, Adilson Luchetti, São João do Ivaí, Fabio Hidek, São Pedro do Ivaí, Rildo Camargo e Kaloré, Washington Luis Silva. A vice-prefeita de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy e o sub-chefe da Casa Civil, Lucio Tasso, também acompanharam a agenda.