CIDADES

min de leitura - #

PlanificaSUS de saúde mental tem início na região Norte do Paraná

Da Redação

| Edição de 09 de julho de 2024 | Atualizado em 09 de julho de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou anteontem , em Londrina, no Norte do Estado, o PlanificaSUS Paraná Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) para o triênio 2024-2026. O objetivo é otimizar e fortalecer os serviços de saúde mental em toda Rede de Atenção à Saúde (RAS), especialmente na macrorregião Norte.

Com a participação da equipe de especialistas, consultores e analistas do Hospital Israelita Albert Einstein, além da 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina, os encontros irão ocorrer durante toda a semana em Apucarana (16ª RS), Cornélio Procópio (18ª RS), Jacarezinho (19ª RS) e Ivaiporã (22ª RS), envolvendo os 97 municípios da Macro Norte. Ontem, o encontro ocorreu em Apucarana.

Durante os encontros, os gestores municipais terão a oportunidade de reafirmar a participação no PlanificaSUS Paraná e ampliar o número de equipes integrantes. A proposta é criar estratégias de educação permanente, desenvolvendo competências e habilidades na formação de equipes técnicas e gerenciais.

“Nesses dias iremos discutir sobre a importância do PlanificaSUS Saúde Mental na APS e como está instituído a Linha de Cuidado de Saúde Mental”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

De acordo com ela, esta ação vem ao encontro da escolha no Planejamento Regional Integrado (PRI), no qual a Macro Norte optou trabalhar com a Linha de Cuidado em Saúde Mental como prioritária. “É uma convergência de ações da Sesa com o mesmo objetivo, e para tanto é preciso organizar os processos de trabalho e qualificar o cuidado à população”.