CIDADES

min de leitura - #

Plano de mobilidade vai valorizar uso de bicicletas em Arapongas

Cindy Annielli

| Edição de 12 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A próxima etapa da implantação de ciclofaixas está entre os projetos urbanos de Arapongas que obrigatoriamente devem entrar na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Apesar da prefeitura ter elencado, ano passado, algumas diretrizes importantes, o estudo ainda não foi iniciado. O edital de licitação para contratação da empresa responsável pelo trabalho foi lançado na semana passada.

Imagem ilustrativa da imagem Plano de mobilidade vai valorizar uso de bicicletas em Arapongas

"O edital de licitação foi concluído e publicado, no entanto, o Observatório achou que havia questões que precisavam ser revistas o que gerou atraso", informou o secretário Municipal de Obras, Pedro de Marco Junior.

De acordo com ele, a licitação está marcada para 4 de dezembro às 9 horas na prefeitura. “Uma empresa será contratada para realizar um estudo e elencar os principais problemas de mobilidade urbana de Arapongas. A intenção é concluir o plano para subsidiar todo tipo de trabalho, inclusive a implantação das ciclofaixas”, concluiu.

No ano passado, a prefeitura chegou a elencar principais problemas relacionados a mobilidade urbana, dentre os quais, foram destacados o transporte público deficiente, linha férrea que corta o centro da cidade, trânsito concentrado e falta de acessibilidade em calçadas.

Conforme a Política Nacional de Mobilidade Urbana, os planos municipais devem ser debatidos com a comunidade, priorizar o transporte não motorizado e coletivo, com planejamento da infraestrutura urbana destinada aos deslocamentos a pé e por bicicleta, e estar de acordo com o plano diretor das cidades.

Em relação ao uso das bicicletas, a cidade já se adiantou ao plano. No mês passado, a prefeitura concluiu a implantação de ciclofaixa na Avenida Gaturamo. São 2 quilômetros destinados a ciclistas entre a Rua Pombas, no Centro, até a Rua Rendeira, no Conjunto Aeroporto. A pista tem 2,2 metros de largura com placas de sinalização e tachões que separam a ciclovia da pista de rolamento.

Outros trechos da malha viária receberão ciclofaixa. De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Aparecido de Oliveira, a próxima etapa consiste na interligação do trecho da Avenida Gaturamo com a ciclofaixa que margeia a linha férrea, na Avenida Maracanã, implantada há cerca de 10 anos.

"O primeiro trecho está em funcionamento. Agora é preciso aguardar o Plano de Mobilidade Urbana. O projeto abrange a implantação de sistema cicloviário no município", informou Oliveira.

Oliveira destaca que o projeto de implantação de sistema cicloviário em Arapongas existe desde 2007. De acordo com ele, a tendência é que as melhorias influenciem a adoção de meios alternativos de transporte