Maior empresa de São Pedro do Ivaí e uma das maiores empregadoras de mão de obra rural da região, a crise financeira da usina Renuka do Vale do Ivaí, vem sendo acompanhada de perto por moradores do município e de cidades vizinhas. Com dívida estimada em R$ 700 mi, a empresa conseguiu homologar, junto a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, plano de recuperação judicial. A retomada dos pagamentos decorrente do plano repercutiu também junto a comunidade, que espera que um novo fôlego nos negócios locais.
No mês passado, funcionários demitidos da empresa começaram a receber as parcelas referentes às pendências salariais que não haviam sido quitadas. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã, Donizete Pires, os cortadores de cana que haviam sido demitidos pela empresa em outubro do ano passado – período em que se discutia a apresentação do plano de recuperação – começaram a receber as diferenças do acerto salarial.
“Quando houve a demissão, os cortadores de cana receberam o salário do mês e o FGTS. Faltava a multa dos 40% do FGTS, 13º salário proporcional e férias vencidas. A primeira das doze parcelas previstas no plano de recuperação foi acertada com os trabalhadores no fim do mês passado”, relata Pires.
Ainda segundo Pires, diante das dificuldades que a empresa vinha tendo para cumprir com as obrigações financeiras, o plano de recuperação judicial é uma boa opção, não só para salvaguardar os direitos dos funcionários e fornecedores, mas a continuidade das atividades da empresa.
“A usina São Pedro é muito importante na geração de empregos rurais em toda a região. Com as dificuldades da empresa, houve perda de vagas de emprego em São Pedro do Ivaí, São João, Bom Sucesso, Lunardelli, Kaloré, Borrazópolis, Lidianópolis, Jardim Alegre e até Manoel Ribas. No auge, a usina chegou a contratar mais de 3 mil cortadores de cana. Hoje, possivelmente não passam de 1,4 mil. Aqui em Ivaiporã, por exemplo, há 5 anos a usina contratava 250 cortadores, atualmente são 36”, destaca Pires.
Em São Pedro do Ivaí, a Renuka é a principal empresa geradora de emprego e renda. João Paulo de Oliveira, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Pedro do Ivaí diz que os empresários da cidade estão otimistas. “Havia uma apreensão antes de a justiça homologar a recuperação judicial. Mas, agora iniciando esse plano de recuperação estamos confiantes e acreditamos que a empresa vai se sustentar”, assinala Oliveira.
A lojista Simone Noeli Zulian também está destaca a importância da empresa no comércio. “Na verdade, nós tivemos dois fatores que influenciaram as quedas nas vendas aqui em São Pedro do Ivaí, a crise financeira brasileira e as dificuldades da Renuka. A homologação da recuperação judicial é um estímulo e os comerciantes em geral estão confiantes e torcendo para que dê certo”, completa Simone.
A Shree Renuka Sugars, também comanda a Renuka do Brasil, com duas unidades no interior de São Paulo em Promissão e em Brejo Alegre. A Renuka em São Pedro do Ivaí foi procurada para detalhar o plano, mas a assessoria jurídica da unidade local afirmou que não tinha autorização para comentar o caso.