CIDADES

min de leitura - #

‘Poço de Jacó’ é reduto de judeus em Apucarana

Lis Kato

| Edição de 29 de dezembro de 2022 | Atualizado em 29 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Você já ouviu falar do Poço de Jacó em Apucarana? Um morador da cidade uniu a paixão pelo meio ambiente e a fé para transformar um espaço localizado na Rua Deolindo Massambani, no Jardim Vale do Sol. 

O mecânico Wilson Rubens Alves, de 65 anos, e a família, que são judeus, procuravam um local para realizar batismos e rituais da religião. Quase que no quintal de casa encontraram o espaço ideal. Há 15 anos, a área com mina começou a ser transformada. “Como eu sou da religião judaica, nós precisávamos de um espaço para que as nossas esposas fizessem o ritual de purificação. Foi quando eu achei esse local há 15 anos e comecei a cuidar da mina, revitalizei, agora existe uma de água pura”, explicou. 

Ele conta que quando começou a realizar os batismos precisou de uma autorização do meio ambiente, pois o terreno é público. Com apoio da prefeitura, ele limpou o espaço. “Eu pedi ajuda para a prefeitura e expliquei a importância de ter um espaço de rituais para a nossa religião. De uns cinco anos para cá, com ajuda da prefeitura, o terreno recebeu uma grande limpeza, calçadas no entorno do espaço e o nome Poço de Jacó. Depois de tudo limpo, coloquei uma escada para que as pessoas tivessem mais segurança para descer até o poço”, disse. 

De acordo com o morador, a água é pura, nasce embaixo de um eucalipto. Ele afirma que o lugar é bonito, por isso realizam batismo e o ritual da purificação. “Já batizamos 10 pessoas aqui, inclusive meus três netos foram batizados no local. O rabino veio de São Paulo e os batizou. Eu já perdi as contas de quantos banho ritualístico já aconteceram no poço”, detalha. 

Para ele, o espaço tem grande importância. “No Novo Testamento, o poço de Jacó simboliza uma água de purificação, o poço de Jacó nasce da onde as pessoas menos esperam. O primeiro poço nasceu no deserto, quem abriu foi Abraão, depois passou para Isaac que passou para Jacó, e as nossas 12 tribos se banharam e beberam água dali do poço de Jacó que quer dizer eternamente. Uma água purificadora, que somente o eterno pode secar essa água, você pode perceber que mesmo com o calor a seca essa água não para de minar debaixo daquele eucalipto”. (LIS KATO)