Alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Apucarana, iniciaram neste mês as aulas de tiro policial. Ao todo, 60 militares em formação participam das atividades.
Segundo o 10º BPM, os alunos já receberam aulas teóricas sobre armamento e também já praticaram o manuseio, que inclui montagem e desmontagem de diversas armas de fogo utilizadas pela corporação.
Depois dessa primeira etapa, ainda segundo o 10º BPM, eles estão aptos a realizar as aulas práticas, que ocorrem no estande de tiro do próprio batalhão em Apucarana. Durante esse treinamento específico, os instrutores ensinam diversas técnicas, que visam preparar o futuro policial militar para as mais variadas situações que eles enfrentarão no trabalho diário nas ruas.
No período de formação, além do curso de tiro, os alunos receberam aulas de direitos humanos; direito administrativo e penal; técnicas de abordagem; tática de confrontos e sobrevivência policial, entre outras disciplinas previstas no currículo.
O curso começou em agosto do ano passado e deve ser concluído até maio deste ano. São 47 homens e 13 mulheres em treinamento no batalhão de Apucarana. A partir do segundo semestre de 2023, os novos policiais iniciarão o trabalho nas ruas, sendo distribuídos para os 12 municípios pertencentes à corporação com sede no município. O número de PMs por cidade ainda não foi divulgado. Essa é a maior escola de soldados da PM de Apucarana em números totais.
Além de Apucarana, a região também conta com cursos de formação de novos policiais militares em Arapongas e Ivaiporã. Na 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Arapongas, são 40 alunos em treinamento. Já na 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Ivaiporã, são 59 futuros policiais em formação. Da mesma forma que Apucarana, esses novos PMs devem começar a trabalhar nas ruas, reforçando o efetivo da região, no segundo semestre deste ano.