O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou ontem que o Paraná vai antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação contra a gripe no Estado. Caputo Neto revelou ainda detalhes sobre a intenção do Governo do Paraná em adquirir por conta própria vacinas contra a dengue para oferta na rede pública de saúde, que deve iniciar em junho.
Com a antecipação da campanha, os paranaenses terão mais cinco dias para serem imunizados contra os vírus da gripe. A medida deve ser tomada também pelos outros Estados do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha nacional deve começar apenas no dia 30 de abril.
“Tendo em vista a queda nas temperaturas e o aumento no número de casos de gripe em São Paulo, entendemos que era necessário iniciar a campanha mais cedo. Para viabilizar isso, tivemos que lutar por mais doses em Brasília e organizar um amplo processo de logística para a distribuição da vacina no Paraná”, ressaltou Caputo Neto, que foi o interlocutor dos Estados do Sul na reunião com representantes do ministério anteontem.
No dia 25 de abril, o Paraná já terá recebido 48% do total de doses previstas para todo o período de imunização. O restante virá em lotes enviados semanalmente pelo Ministério. Até 20 de maio, data estipulada para o término da campanha, o Estado deve vacinar 2,9 milhões pessoas.
Assim como no ano passado, terão direito à vacina gratuita: idosos (+60 anos), crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.
Segundo o coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, a meta é vacinar 80% deste público-alvo, mas o Paraná espera atingir uma cobertura vacinal próxima a 95% e 98%. “Historicamente, somos sempre um dos primeiros Estados a atingir esta meta. Neste ano, queremos alcançar esses índices o mais cedo possível”, ressaltou.
A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito. Ela é eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Meta é ofertar dose contra dengue em junho
O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, informou também que o Estado deverá oferecer gratuitamente, a partir de junho, uma vacina pioneira contra a dengue na rede pública de saúde. As doses serão adquiridas com recursos próprios do governo estadual.
Cerca de R$ 25 milhões já foram reservados no orçamento do Estado para este fim. “Ainda não sabemos quanto vamos investir na aquisição das vacinas, pois aguardamos uma definição da Anvisa em relação ao preço que poderá ser praticado pelo fornecedor para as doses comercializadas no país”, explicou Caputo Neto.
Essa definição deve sair em breve, segundo informações da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. “Esperamos que esse processo de precificação seja finalizado nos próximos trinta dias. Hoje, esse é o principal impedimento para que façamos a compra imediatamente”, detalhou o secretário.
Na primeira etapa, o Paraná pretende adquirir 500 mil doses. Estudos realizados pelo Sanofi revelam que a aplicação da vacina em larga em escala reduz em até 93% o número de casos graves de dengue.
A vacina tem eficácia comprovada de 66%, protegendo contra os quatro subtipos do vírus da dengue (DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4). “No Paraná, essa porcentagem poderá ser ainda maior, pois a vacina é extremamente eficaz contra os vírus DENV 1 e DENV 4, que mais circulam no Estado”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira.