Prefeitos da área da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã protocolaram nesta semana um pedido de convênio de R$ 5 milhões junto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O recurso visa a aquisição de equipamentos para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ivaiporã, que vai atender toda a região e está em fase de construção.
O planejamento para equipar o AME foi gerenciado pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Ivaiporã e prefeito de Cândido de Abreu, Renan Romanichen, e envolveu um processo detalhado e participativo com contribuições diretas de secretários municipais de saúde e prefeitos da região.
A colaboração resultou na identificação das especialidades, serviços, procedimentos e exames mais necessários para atender as demandas de saúde da população.
Entre os serviços ofertados, estarão disponíveis exames de colonoscopia, endoscopia, raio-X, além de uma proposta para que os exames laboratoriais e de imagem necessários sejam realizados no mesmo dia da consulta, maximizando a eficiência e minimizando os transtornos para os pacientes.
Atualmente, a região também analisa a viabilidade de adicionar um serviço de ressonância magnética ao AME.
O objetivo do convênio é assegurar que a aquisição dos equipamentos ocorra paralelamente à finalização das obras, para que o ambulatório possa começar a operar o mais brevemente possível após a conclusão da construção.