CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura abre obras do Hospital de Apucarana para visitas técnicas

Da Redação

| Edição de 01 de julho de 2024 | Atualizado em 01 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Prefeitura abre obras do Hospital de Apucarana para visitas técnicas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com 75% da obra executada, o prefeito Junior da Femac iniciou ontem uma série de visitas técnicas para apresentar a estrutura do Hospital de Apucarana. Vereadores, secretários e superintendentes municipais, médicos e imprensa percorreram todas as instalações da nova unidade hospitalar do município que prestará atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital tem área construída de 4.062,88 metros quadrados, sendo 2.616,90 metros de reforma e 1.445,98 metros de ampliação. A unidade inclui um centro cirúrgico e 58 leitos de internamento, além do Pronto Atendimento Infantil 24 Horas, que está sendo implantado no térreo do bloco principal. 

Ao lado do engenheiro da obra, Carlos Freitas, o prefeito detalhou os diferentes estágios da obra. O terceiro e último andar, segundo ele, está praticamente pronto. Este pavimento vai abrigar o centro cirúrgico composto de duas salas, 3 enfermarias, sala de recuperação e ainda um quarto de isolamento.

No geral, já estão prontas as instalações de ar condicionado, hidráulica, elétrica, gases medicinais, rede lógica e usina de oxigênio. “Os 25% restantes da obra são de etapas de acabamento, como forro, piso e luminárias. Toda parte de infraestrutura está 100% concluída. Uma obra que temos previsão de entregar dentro de 70 a 80 dias”, afirma Junior da Femac.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, detalha que o atendimento no novo hospital vai acabar com a necessidade, por exemplo, de deslocar pacientes de Apucarana até Campo Largo e Jacarezinho para fazer cirurgia da catarata; até Rolândia para as cirurgias ginecológicas; e até Ivaiporã para realizar exame de estudo urodinâmico.

Além do centro cirúrgico no terceiro andar, o Hospital de Apucarana terá 3 salas para realização de pequenas cirurgias ambulatoriais no primeiro andar, como as dermatológicas, cataratas e vasectomia. “Em Apucarana vamos acabar com as filas para as cirurgias de pequena e média complexidade”, afirma Junior da Femac.

O prefeito afirma que novas visitas técnicas serão feitas na obra com participação de vários segmentos da população, como empresários, clubes de serviço, igrejas, etc.

Unidade terá entradas pela Miguel Simião e Oswaldo Cruz

O prefeito Junior da Femac explica que na área completamente reformada de 2.616,90 metros, onde um dia funcionou o Hospital São José e depois abrigou a sede da Autarquia Municipal de Saúde, está concentrada a área médico hospitalar. O bloco 1.445,98 metros de ampliação é destinado aos setores de compras, depósito e uma parte da atividade administrativa.

O espaço destinado ao Pronto Atendimento Infantil terá entrada própria e atendimento 24 horas/dia. Haverá duas entradas: uma pela Rua Miguel Simião, destinada aos pacientes, e a outra pela Rua Oswaldo Cruz, para ao acesso de funcionários e de serviços.

Na lateral será disponibilizado estacionamento com 60 a 70 vagas, em terreno comprado pela prefeitura.