CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura compra prédio para abrigar CMEI com 250 vagas

Renan Vallim

| Edição de 22 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Prefeitura de Arapongas adquiriu um imóvel na Vila Cascata, região norte da cidade. O prédio, com 1.740 m² de área total, irá abrigar um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Com isso, a prefeitura planeja reduzir a demanda por vagas nas creches do município. A fila de espera já ultrapassa as 2 mil crianças.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura compra prédio para abrigar CMEI com 250 vagas


O espaço, situado na Rua Tesoura, na Vila Cascata, possui dois pavimentos. O investimento da prefeitura para a aquisição do prédio foi de pouco menos de R$ 1,3 milhão e deverá ser pago em seis parcelas para reduzir o impacto aos cofres do município. No local, funcionava anteriormente uma escola dirigida pela Igreja Adventista.
“O local está em boas condições, o que nos poupará recursos e esforços. Quando o espaço estiver pronto, atenderemos em torno de 250 crianças. Metade será de crianças em idade de berçário e a outra metade, de ensino infantil. O fato de o prédio já estar pronto faz com que ganhemos tempo. Ele estará muito mais rapidamente pronto para entrar em funcionamento do que se precisássemos construir um CMEI do zero”, conta o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC).
Segundo ele, apesar do prédio apresentar boas condições, mudanças e melhorias serão necessárias. “Engenheiros e técnicos da prefeitura já foram ao local para analisar o espaço. Tão logo estivermos com a lista de melhorias necessárias em mãos, divulgaremos edital para contratar uma empresa que irá realizar as reformas. Acredito que, dentro de três a quatro meses, teremos o novo CMEI funcionando plenamente e atendendo as famílias daquela região, que tanto precisam”, destaca Onofre.
“Infelizmente, a fila de espera é muito grande. Nós estamos trabalhando para reduzir esta fila e o novo CMEI vem para ajudar nesse trabalho”, afirma o prefeito.
Das cerca de 2 mil crianças esperando uma vaga nos Cmeis da cidade, aproximadamente 70% são em idade de berçário. Atualmente, existem 2,1 mil crianças matriculadas nos 22 creches de Arapongas.
Recentemente, Onofre afirmou que pretende buscar parcerias com igrejas, para que os salões paroquiais e centros de convivência anexos às igrejas sejam utilizados como creches.
As instituições religiosas receberiam verbas de acordo com o número de crianças atendidas, além de suporte pedagógico. Estrutura física e profissionais seriam de responsabilidade dos religiosos, com supervisão da Prefeitura. Onofre afirma que o projeto continua de pé.