CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Ivaiporã instala ciclofaixa e novos semáforos

Da Redação

| Edição de 29 de agosto de 2022 | Atualizado em 29 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeitura de Ivaiporã instala ciclofaixa e novos semáforos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã deu início ontem à instalação de uma ciclofaixa na Avenida Ladislao Gil Fernandez. A faixa exclusiva, entre o Paraná Hipermercado e o trevo de acesso principal da cidade, terá 2 km de pista e os serviços foram iniciados pela pintura. 

Segundo o prefeito Carlos Gil, que acompanhou pessoalmente parte do processo ontem, a obra é executada com recursos próprios e integra a meta 109 do plano de governo referente à acessibilidade e mobilidade urbana. “Optamos pela cor azul visando à segurança dos ciclistas e a visibilidade dos motoristas. A segurança será reforçada com a implantação de olhos de gato. Trata-se de uma pista exclusivamente para ciclistas. E quem precisa estacionar, basta usar o lado contrário da Avenida Ladislao Gil Fernandez”, avisou Carlos Gil. Após a pintura da pista será feita a sinalização com bicicletas pintadas e instaladas placas indicando a exclusividade para ciclistas. Os Artigos 181, 182 e 193 do Código de Trânsito Brasileiro penalizam quem estaciona, para ou transita com veículo sobre a ciclovia ou ciclofaixa. 

“A Avenida Ladislao Gil Fernandez ficará muito bonita para quem chega ou sai de Ivaiporã, o que permitirá uma melhor percepção da cidade”, comentou o prefeito Carlos Gil. 

Esse é o segundo trecho exclusivo a ciclistas instalado pela prefeitura. No ano passado, a administração entregou 12 km de ciclovia na Estrada do Ouro Verde. Dentro do projeto de revitalização do centro da cidade também estão previstos novos trechos de ciclofaixas. 

SEMÁFOROS

A prefeitura também segue com outras melhorias de trânsito com a instação de semáforos em três cruzamentos: Placídio Miranda x Avenida Castelo Branco; Emílio Ganzert x Avenida Tancredo Neves; e Avenida Ladislao Gil Fernandez x Rua Geraldo Almeida. A Prefeitura investiu R$80.749,00 na aquisição dos equipamentos. 

Com a duplicação do acesso secundário, que iniciará em breve, o prefeito Carlos Gil acredita que a tendência é aumentar o fluxo de veículos na Avenida Castelo Branco. “Ivaiporã passa por um grande processo de desenvolvimento e investimentos – seja público ou privado, o que reflete no maior fluxo de veículos. Por isso, é uma forma de oferecer mais segurança no trânsito”, observou o prefeito. 

O critério de escolha das vias públicas se deu em função do fluxo de veículos e o número de acidentes de trânsito.