CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Ivaiporã testa substituto do asfalto

Ivan Maldonado

| Edição de 15 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã está testando mais uma nova alternativa para melhorar a conservação das ruas e estradas sem pavimentação. Recentemente foi aplicado na estrada rural que liga a rodovia municipal Celso Fumio Makita a localidade de Cinco Encruzo um estabilizador de solo em forma líquida. Agora, a prefeitura está testando um novo produto em pó. O produto está sendo aplicado em um trecho da rua Olavo Bilac, no Bosque da Saúde. 

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Ivaiporã testa substituto do asfalto

Os dois produtos visam criar uma camada sólida que impermeabiliza a via, evitando a lama, poeira e consequentemente barateando o custo de manutenção das estradas rurais. 
Conforme informações de Emerson Donizete de Oliveira da empresa Dinabase, que cedeu o produto para teste, a durabilidade estabilizador em pó é de 10 a 15 anos. 
“O nosso produto oferece grande vantagem sobre os produtos similares (estabilizantes químicos líquidos), e até mesmo sobre as bases preparadas com outros agregados como brita ou cascalho. Já que a camada tratada com outro tipos de produto sofre infiltração de água se não tiver recebido a capa asfáltica”, relata Oliveira.
O prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB), diz que o estabilizador pode se tornar uma boa alternativa para as estradas rurais de Ivaiporã e da região. 
“O alto custo de estradas com a pavimentação asfáltica e manutenção frequente dificulta a implantação de vias trafegáveis. Por isso, estamos fazendo testes para ver qual melhor se adapta ano nosso solo. A ideia é no futuro levar essa tecnologia a todas nossas estradas rurais”, completa Miguel Amaral. (IVAN MALDONADO)