CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Rio Bom tem sistema ‘hackeado’ e suspende atendimento

Da Redação

| Edição de 13 de abril de 2022 | Atualizado em 13 de abril de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeitura de Rio Bom tem sistema ‘hackeado’ e suspende atendimento

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Rio Bom precisou suspender o atendimento ao público ontem após um ataque hacker. O setor de tecnologia da informação do município trabalhou durante todo o dia para solucionar o problema e o funcionamento da administração deve ser retomado normalmente nesta quinta-feira (14).

O hacker conseguiu invadir um dos computadores da rede da Prefeitura e criptografar pastas utilizadas na maioria dos setores administrativos. O servidor principal foi afetado e, com isso, inúmeros serviços foram prejudicados, desde o Portal da Transparência, pagamentos, emissão de notas fiscais, empenhos, entre outros.

Como é praxe nesse tipo de situação, o invasor enviou uma mensagem pedindo 980 dólares para restabelecer o sistema. O valor não foi pago pela administração.

Segundo o prefeito Moisés Andrade (PSD), o setor de tecnologia da informação mantinha um backup (cópia de segurança) do provedor principal, o que facilitou o restabelecimento dos serviços. “Foi um susto bem grande, porque prejudicou todos os serviços de uma hora para outra”, explica o prefeito.

Hoje, o atendimento será normal na Prefeitura, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.