CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura entrega kits de higiene e anuncia programa de saúde mental

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em evento que reuniu diretores das 18 escolas estaduais de Apucarana, o prefeito Júnior da Femac realizou ontem, no salão nobre, o repasse do primeiro lote de kits de higiene íntima destinado a alunas em idade menstrual da rede estadual de ensino. A ação integra o Programa “De Bem Comigo”, que também contempla mulheres em situação de vulnerabilidade social. A projeção oficial é de que inicialmente o programa atenda a um público de 5 mil pessoas, com acesso mensal e gratuito a um kit composto por dois pacotes de absorventes, um sabonete em barra, um sabonete líquido e um desodorante tipo antitranspirante. 

No mesmo ato, Júnior da Femac anunciou a implantação de um programa de promoção da saúde mental direcionado a todos os alunos da rede estadual. A iniciativa integra uma série de ações encabeçadas pelo Comitê Intersetorial de Saúde Mental, um grupo de trabalho coordenado pela secretária Municipal da Mulher, Denise Canesin, que tem fomentado iniciativas de auxílio psicológico e psiquiátrico à população no âmbito da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e que reúne profissionais das secretarias da Mulher e Assuntos da Família, Saúde, Esporte e da Assistência Social. 
“Duas ações da prefeitura que serão desenvolvidas em conjunto com o Núcleo Regional de Educação visando a saúde e bem estar do aluno e, por extensão, de toda a família. Dinheiro do município sendo investido com as pessoas do município, como tem que ser”, assinalou o prefeito Júnior da Femac. 
O programa de promoção da saúde mental será realizado junto a todos alunos da rede estadual a partir de março, terá o plano de ação finalizado nos próximos dias mediante reuniões entre o comitê técnico e os gestores escolares. O acompanhamento será feito por profissionais de psicologia contratados pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) através de PSS (Programa de Seleção Simplificado).
KITS
O primeiro lote de kits de higiene de saúde íntima destinado às alunas da rede estadual de educação foi recebido pelo chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, professor Vladimir Barbosa da Silva. “Participei do lançamento deste programa “De Bem Comigo” e repito, é com ações como estas que Apucarana sai sempre em primeiro”, destacou. Ele também enalteceu o apoio da prefeitura no atendimento dos alunos no que se refere à saúde mental. O programa ‘De Bem Comigo’ é uma iniciativa com apoio da Câmara de Vereadores, através da Procuradoria da Mulher, representada pela vereadora Jossuela Pirelli.