CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura fornece oxigênio domiciliar para 157 pacientes

Da Redação

| Edição de 10 de abril de 2023 | Atualizado em 10 de abril de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mantido com recursos do município, o Programa de Fornecimento de Oxigênio Domiciliar atende atualmente 157 pacientes em Apucarana. O serviço prestado pela prefeitura já chegou a beneficiar 170 pessoas de uma só vez.

“Esse atendimento foi reforçado na pandemia da Covid-19 e estamos garantindo a continuidade com recursos municipais. Achamos esta ação muito importante para manter a vida dessas pessoas. O investimento mensal é de cerca de R$ 150 mil por mês”, informa o prefeito Junior da Femac.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica, Odarlone Orente, o fornecimento de oxigênio domiciliar atende pessoas com problemas respiratórios, cardiológicos e outras doenças crônicas que necessitam de suporte por tempo indeterminado.

Luzia Lorido, de 81 anos, é uma das mais recentes pacientes que recebem suporte. Ela passou a morar com a filha Laíde Martins de Abreu, desde que recebeu alta hospitalar, em meados de março. “Ela só pôde sair do hospital se recebesse suporte de oxigênio em casa. A Autarquia de Saúde confirmou o atendimento muito rápido e agora estamos com o aparelho essencial para vida da minha mãe que tem diagnóstico de insuficiência cardíaca e enfisema pulmonar. Somos muitos gratos por contar com esse serviço na nossa cidade”, diz Laíde.