ESPORTES

min de leitura - #

Palmeiras visita o Cruzeiro para confirmar título

Diagramação Tribuna

| Edição de 05 de dezembro de 2023 | Atualizado em 05 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Palmeiras visita o Cruzeiro para confirmar título

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com uma mão na taça, o Palmeiras visita o Cruzeiro na última rodada do Campeonato Brasileiro para confirmar o título de campeão pela 12ª vez. O jogo acontece na noite desta quarta-feira (6), simultaneamente com outros oito jogos da competição, às 21h30, no Mineirão.

O time paulista tem 69 pontos, três de diferença para Flamengo e Atlético-MG. Contudo, mesmo perdendo, e os rivais vencendo seus respectivos jogos, o Palmeiras não conquistaria o campeonato apenas se perdesse no critério de saldo de gols. A diferença para os mineiros é de oito gols e para os cariocas, 16.

Os alviverdes mantém cautela, mas o lateral-direito Mayke não deixou projetar um feito histórico que poderá alcançar nesta quarta-feira se o time paulista confirmar a conquista do troféu. O jogador poderá se sagrar pentacampeão brasileiro, sendo o primeiro na era dos pontos corridos.

“Se eu te falar que eu tenho a dimensão de tudo o que está acontecendo na minha vida, eu estaria mentindo. Se concretizarmos esse título na quarta-feira, eu serei penta de um campeonato tão difícil de disputar. Só vou saber a proporção da história que estou fazendo depois que eu parar. Vou deixar esse legado para meus filhos”, declarou o jogador.

O lateral pode entrar para a história do Brasileirão como o primeiro a faturar cinco títulos a era dos pontos corridos, que começou em 2003. No geral, ele igualaria lendas como Ademir da Guia, Coutinho, Mengálvio, Dudu (volante), Mauro e Dagoberto. E só ficaria atrás de nomes como Pelé, Pepe e Lima, todos com seis troféus do Brasileirão no currículo.

Mayke tem duas conquistas com a camisa do Cruzeiro e duas pelo Palmeiras. “Não tenho nada a reclamar, passei por elencos de alta qualidade, pessoas com muito caráter. Venho amadurecendo muito. Se formos campeões neste ano, comemorar mesmo seria só nesse finalzinho de ano, porque janeiro já começa tudo de novo. Continuar fazendo história porque, para o jogador, o que fica é a história”, projetou.

TREINO

No último treinamento do ano, o técnico Abel Ferreira comandou atividades técnicas em campo, como aprimoramento de faltas e pênaltis. Mas o dia também foi de conversas como grupo e um trabalho recreativo para finalizar a preparação para o duelo desta quarta.

A única dúvida do treinador é o lateral-esquerdo Piquerez, que deixou o gramado mais cedo e com dores na perna esquerda no domingo, na vitória sobre o Fluminense. Ele viaja com a delegação palmeirense para a capital mineira, mas ainda será reavaliado para saber se terá condições de jogo na quarta.

Três times lutam contra o rebaixamento

Enquanto a disputa pelo título brasileiro está praticamente definida para o Palmeiras, a parte inferior da tabela do Campeonato Brasileiro guarda emoção até a última rodada. Três times ainda correm riscos de rebaixamento, com apenas uma vaga restante na zona da degola. A situação mais complicada é do Bahia, mas Vasco e Santos ainda não estão livres.

O time paulista chega ameaçado depois de perder por 3 a 0 para o Athletico-PR, no domingo. Com 43 pontos, a equipe ocupa o 15º lugar, seguido por Vasco (42) e Bahia (41). O time carioca perdeu para o Grêmio, e os baianos tiveram um revés contra o América-MG. Já estão rebaixados o América-MG, o Coritiba e o Goiás.

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os riscos de queda são maiores para o Bahia, com 68,9%. O Vasco tem 24,9%, e o Santos, 6,2%. Para não depender do resultado dos concorrentes pela permanência na elite no futebol, o time alvinegro tem de vencer o seu compromisso.

Os cariocas recebem o Red Bull Bragantino em São Januário e também dependem apenas de uma vitória. Os baianos encaram o Atlético-MG, na Arena Fonte Nova. Para ficar na Série A, o time de Rogério Ceni precisa vencer e contar com derrota de um dos outros dois. Dos outros três possíveis que podem fechar a zona de rebaixamento, somente o Santos nunca caiu. Bahia e Vasco já enfrentaram o descenso para a Série B quatro vezes cada.