CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura inicia licitação do transporte amanhã

Renan Vallim

| Edição de 06 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Serviço é prestado em Apucarana em regime de autorização há 44 anos
A Prefeitura de Apucarana deve publicar amanhã o edital de licitação do serviço de transporte público da cidade. A medida é o primeiro passo para terminar um processo que já dura décadas.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura inicia licitação do transporte amanhã


De acordo com Carlos Mendes, Superintendente de Trânsito, Transporte e Segurança do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), este é um momento histórico para a cidade. “O município busca, há 44 anos, tirar esta licitação do papel e não conseguiu até agora. Estamos confiantes de que agora nós vamos conseguir”.
Apesar da prefeitura não antecipar o que será incluído no edital, alguns pontos da licitação já são conhecidos. Um deles é que todos os ônibus respeitarão as normas de acessibilidade. Também já foi anunciado que haverá um sistema de controle com relatórios diários, que apontarão o trecho percorrido, número de passageiros, entre outras informações que auxiliarão a Prefeitura na fiscalização do serviço. 
Outra tecnologia que será implantada é a integração temporal. Com ela, o usuário poderá utilizar quantos ônibus necessitar, sem pagar uma nova passagem, dentro de um determinado tempo. A futura concessão será estabelecida por um período de 15 anos.
Atualmente, o transporte público coletivo é prestado pela VAL através de autorização, desde 1974. A necessidade de uma licitação para o transporte coletivo de Apucarana é discutida desde os anos 90.
Uma licitação chegou a ser realizada, mas ficou marcada por disputas judiciais entre as empresas que disputavam a concessão e também a que elaborou a licitação. Em 2012, o certame foi suspenso pela Prefeitura e, posteriormente, pelo Ministério Público. Atualmente, 30 mil pessoas utilizam o transporte urbano em Apucarana todos os dias. O sistema possui 28 linhas, percorridas por 65 ônibus. São mais de 600 pontos de embarque e desembarque.