CIDADES

min de leitura - #

Prefeituras da região preparam concursos públicos para 2022

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Este deve ser o ano dos concursos públicos. Com a realização do certame restrita durante a pandemia, muitas prefeituras da região anunciaram a realização de processo seletivo para reposição de pessoal. Apucarana, Faxinal, Ivaiporã e Cambira estão entre os municípios já preparam os certames. Em Jandaia do Sul, a administração deve começar o chamamento dos aprovados em 2019, principalmente na área da Saúde.

De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos de Faxinal, Francisco Ferreira, o Ral, a previsão é de realizar todo o processo para anúncio das vagas em até 90 dias. “O município de Faxinal está com um déficit de funcionários considerável. O último concurso para área geral ocorreu em 2007 e os últimos concursos que realizamos foram específicos para área de saúde e de educação. Ainda não sabemos a quantidade de vagas que devemos disponibilizar, mas pretendemos fazer um concurso bem amplo com vagas para chamamento imediato e outras para cadastro reserva. Teremos vagas na área administrativa, vagas para psicólogos, nutricionistas, terapeutas, para médicos, agente de saúde, agente de endemias e também para engenheiro, arquiteto, além de outros serviços técnicos especializados”, informou o secretário.
A prefeitura de Cambira também prepara concurso para garantir contratações este ano. Segundo Osmar Roncon, chefe de gabinete do prefeito Emerson Toledo, no ano passado foi realizado concurso para a Autarquia Municipal de Educação e, em fevereiro, começam as convocações. “Começamos o chamamento no mês que vem e, até o final de janeiro, iremos fazer um PSS com 8 a 10 vagas para suprir cargos de motorista e operador de máquinas. Esse PSS será por até 1 ano porque no segundo semestre estamos programando concurso para prefeitura e Autarquia de Saúde”, comenta. Os cargos prováveis para o certame envolvem o setor administrativo, funções como motorista e operador de máquinas e,  para curso superior cargos de contador e engenheiro, entre outros. “Na Autarquia de Saúde para médico, dentista, vigia, ACS, técnicos, farmacêutico, motorista e outros também em estudo. Estamos também adequando nossa lei de cargos e salários e criando um plano de carreira”, contou Roncon.