CIDADES

min de leitura - #

Presidente do TJ-PR recebe homenagem em Arapongas

Cindy Santos

| Edição de 25 de março de 2022 | Atualizado em 24 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Presidente do TJ-PR recebe homenagem em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, foi homenageado ontem durante a inauguração de uma galeria de fotos dos juízes que atuaram na Comarca de Arapongas. Netto também foi condecorado com Título de Cidadão Honorário concedido pela Câmara Municipal.

Durante a inauguração da galeria no fórum do município, o desembargador falou sobre a honra em participar do resgate histórico dos juízes que atuaram na comarca e se destacaram no cenário jurídico nacional. “Estar ao lado deles na galeria de fotografia me traz uma honra dessa caminhada como juiz de direito que é muito rápida”, disse.

Netto também descreveu a emoção que sentiu ao retornar ao município após tantos anos, e ao reviver lembranças da época em que atuava como juiz da comarca. “É muito emocionante aqui chegar e reviver certas lembranças. Arapongas é uma cidade maravilhosa, próspera, um dos maiores polos moveleiro do Brasil, população trabalhadora e família forense maravilhosa. Não posso deixar de agradecer”, disse.

O prefeito Sérgio Onofre também classificou o momento como “uma grande honra e um dia especial para o município” e destacou que o desembargador faz parte do hall de araponguenses que se destacaram que terão suas histórias resgatadas no município. 

“Temos dois araponguenses dando aula no curso de medicina em universidades nos Estados Unidos. Temos araponguenses na triagem no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Temos que resgatar essas histórias e pegar como exemplo”, destacou. 

Durante seu discurso, Onofre ressaltou que a escolha do desembargador como Cidadão Honorário foi bastante assertiva. “Ele realmente gosta de Arapongas”, finalizou.

PERFIL

José Laurindo de Souza Netto, nasceu em Curitiba e se formou pela Universidade Católica do Paraná, em 1982. Ingressou na magistratura após concurso, sendo nomeado em 1989 juiz substituto da comarca de Telêmaco Borba. Foi nomeado juiz de direito em 1990 e além de Arapongas, atuou nas comarcas de Ortigueira, Piraquara e Curitiba.

Em 2010 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, vindo a assumir a presidência do TJ-PR em 2020. (COLABOROU CLAUDEMIR HAUPTMANN)