CIDADES

min de leitura - #

Problemas respiratórios levam 19 pessoas por dia à rede de saúde

Da Redação

| Edição de 08 de julho de 2024 | Atualizado em 08 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Problemas respiratórios levam 19 pessoas por dia à rede de saúde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 3,5 mil atendimentos por doenças respiratórias foram realizados na rede municipal de saúde de Apucarana durante o primeiro semestre deste ano. uma média de 19 pessoas por dia. O aumento no volume de casos coincide com o período de estiagem que piorou a qualidade do ar e ajudou a agravar os quadros respiratórios da população. Ontem, após mais de 40 dias de seca, voltou a chover, o que pode ajudar a amenizar o número de casos.

Dados do Departamento de Vigilância e Epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), relativos aos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro Infantil, mostram que a maioria dos pacientes (2,5 mil) apresentou sintomas de tosse e resfriado; outros 510 apresentaram sintomas de broncopneumonia e pneumonia; 482 bronquiolite e 92 pessoas tiveram sintomas de influenza.

O levantamento mostra que o ápice dos atendimentos ocorreu no mês de abril (925) permanecendo em alta durante maio (837) e junho (793). O coordenador do departamento, Luciano Simplício, observa que os casos começaram a aumentar durante o período de baixa umidade do ar, que propicia casos de sinusite, rinite, asma, faringite, conjuntivite e outras doenças alérgicas e respiratórias. Outro fator que colaborou com a piora na qualidade do ar foram os incêndios ambientais que aumentaram quase 200% em Apucarana no primeiro semestre deste ano.

“Nesses períodos temos um aumento do número de casos de doenças respiratórias, mas que se agravam e aumentam ainda mais devido às queimadas, tempo seco, circulação de vírus que podem se apresentar mais agressivos a idosos e crianças”, afirma.

A baixa procura pela vacina contra a gripe também tem relação com aumento dos casos de doenças respiratórias. Até semana passada o município havia atingido 51% do público-alvo de vacinação, sendo 51,86 idosos e 49% das crianças. O público alvo da campanha também inclui gestantes e puérperas.

Prefeitura reforça apelo para vacinação contra gripe

Com a previsão de dias mais frios pela frente, a Prefeitura de Apucarana reforça o apelo para população tomar a vacina da gripe. As doses estão à disposição dos apucaranenses em 27 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16h30.

Em quatro UBSs, no entanto, a vacinação contra a gripe segue até as 20h30. Esse horário estendido vale para as unidades Antônio Sachelli, no Jardim Colonial; Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Takaiti Miyadi, Núcleo Dom Romeu; e Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa.

“A vacina da gripe está à disposição da população acima de 6 meses. Compareçam as nossas unidades de saúde para garantir essa importante proteção neste inverno, evitando assim casos graves de gripe e sua evolução para quadro de pneumonia”, alerta o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega,

Apucarana já atingiu 51,02% do público-alvo de vacinação contra a gripe, enquanto no Paraná este percentual está em 44,94%, e no Brasil 44,31%.