CIDADES

min de leitura - #

PROCESSO DE CONTROLE É ALVO DE SINDICÂNCIA

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de maio de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, Roberto Kaneta, afirmou ontem que nenhum idoso foi vacinado com soro. “Gostaríamos de tranquilizar a população uma vez que que em nenhum momento o nosso sistema de vacinação utiliza o soro, não existe no processo de preparação da vacinação de nenhum produto como água ou soro”, destaca.

Kaneta voltou a reiterar posicionamento divulgado em nota na última sexta-feira que apenas funcionários da AMS têm acesso aos frascos de vacina e  são responsáveis de colocar as doses nas seringas e encaminhá-las para aplicação. “O trabalho voluntário era só para aplicar nos pacientes. A voluntária não manipulava a vacina. Agora em que momento ela teve acesso, a gente não sabe, porque todo processo de preparação é realizado por servidores da autarquia”, assinala o diretor da AMS, lembrando que o processo de controle das vacinas é alvo de sindicância. 
Kaneta explica que não foi solicitada nenhuma documentação pelo responsável que a admitiu Silvânia no trabalho voluntário – profissional de 33 anos de atuação na rede que foi afastado do cargo no sábado -, uma vez que ela se apresentou como profissional da saúde de outra instituição da cidade. Em depoimento, Silvânia chegou a revelar que pelo menos duas pessoas que não fazem parte do quadro de funcionários da casa de repouso onde trabalhava foram vacinadas pela equipe da Saúde. Inclusive, um dos frascos encontrados na casa dela teria sido desviado da instituição. Sobre essa a informação, Kaneta disse que não tem como saber se a informação procede, pois o estabelecimento não repassou uma listagem prévia do número de funcionários e idosos para a prefeitura.
Ontem, a comissão de sindicância aberta pela AMS se reuniu novamente e decidiu agendar para os próximos dias 21 e 24 de maio o início da oitiva das testemunhas. Serão ouvidos os organizadores e responsáveis pela vacinação pelo sistema drive-thru.