Após dois anos impedida pela pandemia, a procissão de Corpus Christi volta a ser realizada pela diocese de Apucarana e promete reunir milhares de fiéis. Conhecida pelos tradicionais tapetes que enfeitam o trajeto do cortejo, a data celebra a Eucaristia, para os católicos. Neste ano, o ponto de partida será o Ginásio de Esportes Lagoão, onde será celebrada a missa a partir das 15 horas e em seguida, a procissão segue rumo à Catedral Nossa Senhora de Lourdes.
De acordo com o bispo da Diocese Dom Carlos José de Oliveira, as comemorações que envolvem Corpus Christi são tradições muito especiais para os católicos, sobretudo, o preparo dos tapetes, que enfeitam o caminho por onde passará o santíssimo. “Desde que foi instituída a festa, os cristãos sempre se preocuparam em preparar as ruas para a passagem do Santíssimo, e o sentido é exatamente este, de poder apresentar a Jesus nosso amor, expresso em forma destes tapetes ornamentais que são estendidos”, explica.
Tal tradição deverá mobilizar pelo menos mil pessoas, de acordo com a coordenadora de liturgia da catedral Sandra Simonetti. Ela é a responsável pelas equipes que estão preparando os tapetes que deverão enfeitar as ruas centrais da cidade. Além das equipes da catedral, outras três paróquias estão envolvidas no trabalho: Santuário São José, Cristo Profeta e Nossa Senhora Aparecida. Os trabalhos começam as 7 horas da manhã. “Para esta volta, preparamos tapete maior, com 1.059 metros de extensão, o dobro dos anos anteriores. O ponto de início também mudou: este ano, a missa será realizada no ginásio Lagoão para maior comodidade dos fiéis. Faremos a celebração às 15 horas e depois seguiremos em procissão até a catedral para a benção final”, explicou.
Várias ruas da área central estarão com fluxo restrito a partir das 7 horas da manhã desta quinta-feira.