CIDADES

min de leitura - #

Procissão de Corpus Christi retorna após dois anos em trajeto ampliado

Aline Andrade

| Edição de 15 de junho de 2022 | Atualizado em 15 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Procissão de Corpus Christi retorna após dois anos em trajeto ampliado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após dois anos impedida pela pandemia, a procissão de Corpus Christi volta a ser realizada pela diocese de Apucarana e promete reunir milhares de fiéis. Conhecida pelos tradicionais tapetes que enfeitam o trajeto do cortejo, a data celebra a Eucaristia, para os católicos. Neste ano, o ponto de partida será o Ginásio de Esportes Lagoão, onde será celebrada a missa a partir das 15 horas e em seguida, a procissão segue rumo à Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

De acordo com o bispo da Diocese Dom Carlos José de Oliveira, as comemorações que envolvem Corpus Christi são tradições muito especiais para os católicos, sobretudo, o preparo dos tapetes, que enfeitam o caminho por onde passará o santíssimo. “Desde que foi instituída a festa, os cristãos sempre se preocuparam em preparar as ruas para a passagem do Santíssimo, e o sentido é exatamente este, de poder apresentar a Jesus nosso amor, expresso em forma destes tapetes ornamentais que são estendidos”, explica.

Tal tradição deverá mobilizar pelo menos mil pessoas, de acordo com a coordenadora de liturgia da catedral Sandra Simonetti. Ela é a responsável pelas equipes que estão preparando os tapetes que deverão enfeitar as ruas centrais da cidade. Além das equipes da catedral, outras três paróquias estão envolvidas no trabalho: Santuário São José, Cristo Profeta e Nossa Senhora Aparecida. Os trabalhos começam as 7 horas da manhã. “Para esta volta, preparamos tapete maior, com 1.059 metros de extensão, o dobro dos anos anteriores. O ponto de início também mudou: este ano, a missa será realizada no ginásio Lagoão para maior comodidade dos fiéis. Faremos a celebração às 15 horas e depois seguiremos em procissão até a catedral para a benção final”, explicou.

Várias ruas da área central estarão com fluxo restrito a partir das 7 horas da manhã desta quinta-feira.