O Procon de Arapongas apreendeu uma tonelada de alimentos vencidos em oito mercados e supermercados da cidade. A fiscalização foi realizada entre a última segunda-feira (6) e ontem. Entre os produtos retirados de circulação estão iogurtes, frios (salame, mortadelas e queijos), pães sem glúten, sucos de caixinha ou de soja, massa para lasanha, carnes, entre outros.
Segundo o Procon, a ação visou averiguar se os locais estavam em conformidade com a comercialização dos itens, como por exemplo, a validade específica e exposição correta dos preços de produtos. Segundo a coordenadora executiva do Procon, Fabiani Barbist, em boa parte dos estabelecimentos foram encontrados produtos vencidos, sem a devida identificação ou com etiquetas de validade adulteradas.
“Em alguns casos, são estabelecimentos já reincidentes nessas irregularidades. Por isso, é importante que os mercados e supermercados estejam atentos aos produtos disponibilizados ao consumidor”, disse. Os produtos apreendidos serão incinerados.
O Procon de Arapongas explica ainda que medidas administrativas serão aplicadas. “Com base nessas verificações, vamos emitir autos de infração, que darão início aos processos administrativos. Em seguida, os estabelecimentos têm o prazo de defesa de 10 dias. Após a decisão será avaliada a aplicação de multa”, disse Barbist. O valor da penalidade leva em consideração fatores como natureza da irregularidade, reincidência em infrações e demais aspectos.
O Procon Arapongas ainda orienta que o consumidor fique atento e, em caso de irregularidades, entre em contato pelo telefone 3902-1173 ou pelo 151.
A Associação Paranaense de Supermercados (Apras) também orienta consumidores e auxilia empresas conveniadas do segmento. Na aba “Serviços”, há informações sobre validade de produtos e a conduta que pode ser tomada pelo consumidor.