CIDADES

min de leitura - #

Programa de Ivaiporã vira referência em gestão de saúde

Da Redação

| Edição de 16 de setembro de 2022 | Atualizado em 16 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Programa de Ivaiporã vira referência em gestão de saúde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre os dias 13 e 15 de setembro, equipes do Ambulatório Médico de Especialidade (AME), Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) de Ivaiporã e 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã receberam profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que vieram de São Paulo conhecer e analisar as ações desenvolvidas pelo programa Mais Cuidado + Saúde, lançado pela Prefeitura de Ivaiporã em agosto de 2021.

Na Prefeitura, a equipe foi recebida pelo prefeito em exercício Marcelo Reis. A coordenadora do projeto Saúde Redes do Hospital Alemão Oswaldo, Lissandra Andion estava acompanhados da diretora do Departamento de Saúde de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, consultor de territorialização, Valdeni Ciconello Neto, e da coordenadora do AME Ivaiporã, Karen Rocha.

Lissandra Andion analisou positivamente o programa Mais Cuidado + Saúde a ponto de servir como exemplo exitoso no Brasil. “Por isso, viemos conhecer os resultados. O que mais chamou a nossa atenção foi o trabalho desenvolvido com os profissionais de saúde – colocando como centro dos cuidados o paciente”, observou Lissandra Andion. Os resultados do programa serão trabalhados pelo programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) nos Estados do Ceará e Goiás.

O prefeito em exercício Marcelo Reis afirmou que se trata de um grande orgulho para Ivaiporã ser referência no Brasil. “Desde que assumimos a gestão elegemos a saúde como uma das áreas prioritárias. Mas, devido ao caos em que se encontrava, foi necessário muito trabalho e tempo para eliminarmos a fila de espera por consultas e exames, implantar a UPA e programas, inaugurar 2 UBS e capacitar as equipes de saúde para melhor atender a população. Por isso, estou muito feliz por Ivaiporã obter ótimos resultados”, sintetizou Marcelo Reis.

Os objetivos do programa são realizar processos de educação permanente com as equipes da Atenção Básica dos 16 municípios da região; atender no AME; e matriciar casos de maior risco por meio da equipe multiprofissional do ambulatório em 6 linhas de cuidado.

O processo visa o melhor atendimento à população, organizado por meio de uma comunicação permanente entre os profissionais dos municípios e do AME – localizado em Ivaiporã. Na 1ª etapa do programa, os municípios identificaram as famílias de alto, médio e baixo risco.

Depois, foram realizadas várias capacitações para os profissionais de saúde. E, diariamente, a equipe do AME faz encontros com as equipes dos municípios para discutir os casos dos pacientes mais graves, buscando de forma conjunta melhorar o cuidado e a saúde da população.

“Após a implantação do programa houve aumento de mais especialidades médicas na região – exemplo endocrinologia, e muitos pacientes tiveram melhora da qualidade de vida com a mudança de hábitos, e a participação em grupos terapêuticos nos respectivos municípios”, declarou a coordenadora do AME Ivaiporã, Karen Rocha.