CIDADES

min de leitura - #

Programa voltado ao comércio vai revitalizar rua Ponta Grossa

Da Redação

| Edição de 31 de maio de 2022 | Atualizado em 31 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Programa voltado ao comércio
vai revitalizar rua Ponta Grossa

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Rua Ponta Grossa foi escolhida para a retomada do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, projeto que será desenvolvido em parceria pelo Sebrae, Sistema Fecomércio e Prefeitura de Apucarana. O programa contempla melhorias em oito quadras, beneficiando cerca de 150 estabelecimentos comercias instalados entre a esquina com a Rua Miguel Simeão até o entroncamento com a rua Padre Severino Ceruti.

O termo de cooperação técnica foi assinado ontem pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana; pelo diretor-superintendente do Sebrae PR, Vitor Roberto Tioqueta; pelo prefeito de Apucarana, Sebastião Junior da Femac e pela presidente do Sindicato Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Santos Assunção. O ex-secretário de saúde e atual assessor especial do governador, Beto Preto, também participou da reunião que oficializou o projeto.

O programa é desenvolvido há 13 anos pelo Sebrae e a Fecomércio. “Esse projeto se tornou referência e virou um programa nacional do Sebrae, que tem ajudado empresários e transformado centros urbanos Brasil afora”, relembrou Darci Piana. Paralisado em 2019 para implantação de uma nova metodologia e atualização, o programa será retomado por Apucarana, única cidade contemplada neste ano. “Um dos requisitos exigidos para que a região delimitada seja contemplada pelo programa é a forte densidade empresarial, aliada ao alto fluxo consumidores, importância econômica e de geração de empregos, além do reconhecimento de que a Rua Ponta Grossa é um polo comercial da cidade”, explica o prefeito Junior da Femac.

De acordo com Tiago Cunha, consultor do Sebrae em Apucarana, o programa é uma ação planejada entre o poder público, as entidades parceiras, como o Sivana, e empresários do varejo. O ponto inicial do processo de revitalização envolve a elaboração de um diagnóstico que norteará o projeto que será executado. “O diagnóstico será um indicativo de ações, como melhorias nas calçadas, iluminação, mobiliário urbano, sinalização, identidade visual e melhorias nas fachadas”, exemplifica.

O programa seguirá um cronograma pré-estabelecido, que vai de junho a dezembro. “Em agosto, a intenção é que já tenhamos o projeto urbanístico e possamos lançá-lo oficialmente, para que entre os meses de setembro e dezembro ele seja executado”, pontua Tiago.

“A parte física como a iluminação, o trânsito, bancos, floreiras, lixeiras e outros detalhes ficarão a cargo da prefeitura”, complementa o prefeito.


Valorização do comércio popular

O ex-secretário de saúde e atual assessor especial do governador, Beto Preto destacou a importância da parceria. “A valorização do nosso comércio popular e de rua é muito importante. Nós já tratamos disso há alguns anos junto com a Aída Assunção, e agora na gestão do prefeito Junior da Femac essa revitalização vai acontecer”, comentou Beto Preto.

Representando os comerciantes, a presidente do Sivana agradeceu à Fecomércio PR, ao Sebrae e à Prefeitura pela chegada do programa em Apucarana. “É uma alegria imensa participar dessa assinatura. Quem gosta da cidade, quer o melhor para ela e para a Rua Ponta Grossa, tão importante para o nosso comércio. Com as ações que passarão a ser implementadas vamos incrementar o comércio de rua e vamos beneficiar mais de 150 estabelecimentos comerciais”, destacou Aída.