CIDADES

min de leitura - #

Projeto garante plantio de 70 mil araucárias em Apucarana

Da Redação

| Edição de 06 de junho de 2022 | Atualizado em 06 de junho de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o plantio de três mudas no Parque dos 70, foi fechada a primeira fase do projeto que produziu e distribuiu 70 mil mudas de araucárias. O projeto, que foi idealizado em 2014 pela Loja Maçônica Trabalho, Ciência e Virtude, contou com o apoio da Prefeitura de Apucarana.

“A ideia surgiu quando Apucarana completou 70 anos e, anualmente, foram produzidas e distribuídas 10 mil mudas até chegarmos as 70 mil mudas em 2022. Já lancei a ideia, que foi acatada pela Loja Maçônica, de chegarmos nos 80 anos de Apucarana com 80 mil araucárias plantadas”, frisa o prefeito Junior da Femac, que participou no sábado do plantio simbólico, que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Jorge Dovopoly, venerável da Loja Maçônica Trabalho, Ciência e Virtude, afirma que a ideia do projeto foi concebida pelos maçons e ganhou parceria da prefeitura. “Iniciamos a produção das mudas e, como era algo muito trabalhoso, solicitamos apoio da Prefeitura, que prontamente nos atendeu. Através desta parceria, fornecemos as sementes e os insumos e as mudas passaram a ser produzidas no Viveiro Municipal”, conta Dovopoly.

De acordo com Kleber Ulisses, o projeto surgiu da ideia de maçons que foram escoteiros do Grupo Dom Bosco. “Inicialmente, era para ser uma ação para aproximar a maçonaria com a sociedade. Porém, o projeto é importante porque busca a preservação da araucária, que é a árvore símbolo do Paraná “, reitera Kleber. 

No sábado, o prefeito Junior da Femac também participou do lançamento da pedra fundamental do obelisco em homenagem aos 75 anos da maçonaria em Apucarana, que será instalado na rotatória situada no cruzamento das Avenidas Curitiba e Rio de Janeiro.