CIDADES

min de leitura - #

Projeto incentiva piscicultura em Ivaiporã

DA REDAÇÃO

| Edição de 29 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o objetivo de oferecer fonte de renda alternativa para o homem do campo, a Prefeitura de Ivaiporã está iniciando projeto para incentivar à produção de peixes e aproveitar o potencial hídrico do município. Por meio do programa de piscicultura, os interessados poderão receber orientação técnica sobre a produção peixes, com a terraplanagem de novos tanques cedida pela prefeitura.

Para o prefeito interino Marcelo Reis, essa é mais uma alternativa de geração de renda. “Por ser uma atividade econômica muito viável, estamos incentivando a piscicultura no município. É um projeto que ainda estamos dando os primeiros passos. Além da assistência técnica, a ideia é também ajudar com uma estrutura mínima, por exemplo, terraplanagem para que a gente possa também estar estimulando o produtor a estar montando o seu criame de peixes”, destacou.
A engenheira agrônoma, Estela Zanetti, diretora do Departamento Municipal de Agricultura, recentemente esteve em Mandaguari, conhecendo o Projeto Integração à Piscicultura. “É um projeto piloto da Cocari e vem ao encontro do que estávamos buscando”. 
Ela explica que a Cocari assume a exploração do abatedouro em regime de concessão, criando e abatendo os peixes e repassando para Aurora Alimentos, que venderá os produtos ao mercado. 
“É um formato de integração no sistema das granjas de frangos. Eles fornecem os alevinos, a assistência técnica, a ração, despesca, abate e garantia de compra. O produtor, entra com a área, a mão de obra e a aquisição dos equipamentos. É um formato de produção com tecnologia, então tem que estar nas regras e normas exigidas”, expôs Estela. 
Para fazer parte do projeto de integração, o produtor precisa ter área para construir tanques de 50 x 100 m e 5 mil metros de lâmina d’água. Além disso, precisa de vazão de 15m³ d’água por hora, rede trifásica e estrada com acesso adequado. 
“Os produtores que têm interesse ou que tenham algum tipo de tanque serão analisados pela equipe técnica do departamento para sabermos se vai ser possível adequar esse tanque no formato que eles pedem”, comenta. 
Aparecido Sabbadini, proprietário rural nas proximidades da cidade, que já trabalha com pesque-pague e tem área para construir pelo menos dois novos tanques para engorda, se mostrou bastante interessado com o projeto de integração. “É interessante porque é mais uma atividade dentro da propriedade. Hoje tem muitas represas nas propriedades rurais de que foram desativadas. Mas, agora com esse incentivo tem muita gente que vai querer entrar na atividade ou reativar”, disse