CIDADES

min de leitura - #

Projeto que prevê cotas em concurso gera polêmica

Adalton Vieira

| Edição de 11 de abril de 2022 | Atualizado em 11 de abril de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) que prevê cotas em concursos públicos do município para pessoas com mais experiência está gerando polêmica na Câmara de Apucarana. 

Inicialmente, a proposta previa a reserva de 5% das vagas para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos. Após dois pedidos de vistas, a matéria foi modificada pelo autor na sessão ordinária de ontem para atender candidatos com 50 anos ou mais e também moradores de baixa renda. 

O vereador mudou o texto apresentado inicialmente após pedidos de vistas dos vereadores Luciano Molina (PL) e Moisés Tavares (Cidadania).

Segundo a matéria, a cota valeria para os concursos da Administração Pública Municipal Direta, Indireta, das Autarquias e das Fundações Públicas. “Apresentei essa proposta pensando nas inúmeras pessoas dessa faixa etária e com renda baixa que têm grandes dificuldades em entrar no mundo dos concursos”, disse Tiago, acrescentando que essas pessoas sofrem “preconceito” no mercado de trabalho.

Pela terceira vez, houve pedido de vistas e o projeto não foi votado. (FERNANDO KLEIN)