O serviço de Radioterapia do Hospital da Providência completou um ano nesta quinta-feira (27) somando a realização de 8 mil sessões, atendendo os pacientes da região da 16º e 22º Regional de Saúde, além de cidades como Londrina e Maringá.
O apucaranense Cláudio da Silva Nunes foi um dos pacientes atendidos. Cláudio conta que descobriu um câncer na região da cabeça após procurar o Pronto Socorro do Hospital da Providência. “O Dr. Michel notou algo diferente na minha fala e pediu uma tomografia, foi a partir daí que fiz uma cirurgia e iniciei a radioterapia”, afirma o paciente.
Mesmo com todas as adversidades, Claudio nunca deixou o sorriso fugir de seu rosto. “Eu fiz muitos amigos aqui, tanto no hospital onde fui atendido para a cirurgia, como no setor de radioterapia, fizeram até playlist de rock pra eu ouvir durante minhas sessões”, conta Cláudio.
Em sua última sessão, Claudio agradeceu a equipe. “Não consigo falar sobre o tratamento do Hospital sem me emocionar, confio minha vida 100% aos profissionais daqui e quero expressar minha gratidão, tudo que é feito aqui é feito com amor”, se emociona.
A humanização é fundamental no setor de radioterapia do Hospital da Providência. “Temos uma equipe completa capaz de dar suporte nutricional, psicológico e incentivar o paciente durante o curso do tratamento é crucial para o sucesso. Nossa equipe não busca apenas oferecer um tratamento moderno de radioterapia, buscamos compreender o paciente e ajudá-lo a vencer a etapa”, afirma o médico oncologista clínico Renan Casagrande.
De acordo com Irmã Geovana Ramos, diretora do Hospital da Providência, o início do atendimento da radioterapia foi fruto da união de várias pessoas. “Destaco a união de forças que existiu nesta cidade para que a radioterapia acontecesse, agradeço a ajuda do nosso Secretário de Saúde Dr. Beto Preto, do prefeito Junior da Femac, do deputado Sérgio Souza, Itaipu Binacional, Câmara de Vereadores, prefeitos da nossa região e toda a comunidade em geral que juntamente com nossos pacientes juntaram forças e tornaram possível essa realidade, como diz São Vicente de Paulo ‘Louvado seja Deus por todo bem que foi realizado’”, afirma.