CIDADES

min de leitura - #

Rapaz de 17 anos se afogou em piscina de clube no sábado

Da Redação

| Edição de 29 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi enterrado ontem o jovem de 17 anos que morreu em consequência de afogamento em uma piscina de um clube de Apucarana. Vinícius Policarpo foi socorrido com vida no último sábado, mas não resistiu e faleceu na manhã de anteontem no Hospital da Providência. Família questiona atendimento do hospital.

O adolescente trabalhava no Clube 28 de Janeiro e estava com uma amiga quando entrou na piscina. Luiz Roberto da Silva, tio da vítima, conta que o sobrinho trabalhou até as 14 horas e retornou ao clube acompanhado por volta das 16 horas. “Quando a tragédia aconteceu tinha gente na água, mas infelizmente ele morreu. Ele foi socorrido com vida, respirando, e levado para o hospital,” detalha. 
O tio informou que a garota que estava com o sobrinho, contou que Vinícius mergulhou na piscina, mas como demorou para voltar, ela pediu por ajuda. Dois policias militares que estavam de folga, pularam e ajudaram no socorro.  “Uma enfermeira que trabalha no clube também ajudou a socorrer meu sobrinho e chamaram o Samu”, comenta. 
Segundo Luiz, a família questiona o atendimento que o jovem recebeu no hospital. “ Nós acreditamos que o hospital demorou para fazer o atendimento. Ele estava com água no pulmão, deveriam ter feito uma drenagem. Ele foi entubado e depois sofreu uma parada cardíaca. Até pedimos uma transferência para outro hospital. Ele chegou com vida, deveria ter acontecido um procedimento mais rápido, e não aconteceu. A família está muito abalada,” finaliza Luiz. 

OUTRO LADO 
O Hospital da Providência divulgou ontem uma nota de esclarecimento, em que informa que o paciente deu entrada por volta das 19 horas no Pronto-Socorro, após afogamento grau 6, com relato de parada cardiorrespiratória no local do afogamento. 
“Chegou à nossa unidade em estado gravíssimo, entubado com apenas 80% de saturação de oxigênio, pupilas não fotorreagentes e foi atendido pela equipe plantonista, que prestou todo atendimento necessário, realizando procedimentos médicos, exames de imagem e laboratoriais, os quais constataram edema cerebral, opacidades no pulmão e alterações de exames laboratoriais”, diz a nota. 
Segundo o hospital, não houve indicação médica para realização de drenagem de tórax, visto que não apresentava líquido em cavidade pleural.”Toda a equipe do Hospital muito se entristece e ora a Deus para que console os corações dos familiares”, conclui a nota. 
(SÍLVIA VILARINHO)