COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Arapongas enfim vai ter deputado local

Da Redação

| Edição de 19 de dezembro de 2025 | Atualizado em 19 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Arapongas terá, definitivamente, um deputado estadual no ano que vem. Após dois mandatos como prefeito, tendo ocupado a presidência das duas mais expressivas associações da Região Metropolitana de Londrina, a Amepar - Associação de Municípios do Médio Paranapanema e o consórcio de segurança Cismel, o atual superintendente da Casa Civil, Sérgio Onofre, deve, enfim, dar uma cadeira na Assembleia Legislativa para Arapongas. No novo cargo, Sérgio vem construindo muito bem seu caminho para Curitiba com uma atuação elogiada junto a prefeitos. Apesar de ainda não assumir a pré-candidatura, o ex-prefeito de Arapongas sempre defendeu que a região Norte é sub-representada e tem força para eleger mais deputados. É o que se avizinha para 2026.

Obra licitada em Ivaiporã

Está marcada para o dia 22 de janeiro a concorrência da reforma e mudança do Colégio Cívico-Militar de Ivaiporã Antônio Diniz Pereira. A obra de quase R$ 4,5 milhões é a etapa final de uma intensa mobilização do prefeito Carlos Gil (PSD). Para viabilizar a obra, o município assumiu responsabilidades e custeou todos os projetos técnicos, incluindo a aprovação junto ao Corpo de Bombeiros — etapas indispensáveis para a execução —, além de adquirir e doar o terreno para a ampliação do colégio. O prefeito, que também destaca a articulação do deputado Ademar Traiano (PSD), afirma que as melhorias no colégio são um passo importante para a educação do município.

Apucaranense aluno de Moraes

O advogado Felipe Saconato Aoki, de Apucarana, será um dos quatro orientandos do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, no concorrido programa de mestrado em Direito da Universidade de São Paulo (USP). A aprovação do apucaranense ocorre em um cenário de alta competitividade. Embora a USP não divulgue números oficiais de totais de inscritos, 855 candidatos foram aprovados na fase teórica para a etapa final de seleção pelos professores da instituição, incluindo o ministro do STF. Moraes é professor titular de Direito Eleitoral na instituição, tema central do projeto de pesquisa do advogado apucaranense.

Lei de Danylo é replicada

Vem repercutindo muito a liminar obtida pelo presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB), contra a Sanepar, determinando o cumprimento de lei municipal de autoria do vereador. Em Londrina, a vereadora Jessica Ramos Moreno (PL), mais conhecida como Jessicão, protocolou nesta semana projeto idêntico à lei apucaranense, que estabelece a obrigatoriedade do detalhamento das interrupções do abastecimento na conta de água, além de prever descontos na tarifa. Promulgada pela Câmara, a lei apucaranense vem chamando atenção e deve ser replicada em outros municípios com problemas de abastecimento, que não são poucos.

Inovação em Arapongas

O prefeito Rafael Cita (PSD) sancionou, semana passada, a Lei nº 5.465/2025, que institui o “Desenvolve Arapongas”, programa municipal de fomento ao ecossistema empreendedor e inovador local. O programa atua por meio intersetorial com participação de órgãos da administração pública, entidades, instituições acadêmicas e órgãos de fomento, e é voltado a microempresas, empresas de pequeno porte, startups, empreendedores e agricultores familiares. A lei municipal foi elaborada justamente para ampliar o público-alvo da política pública de fomento. A agricultura familiar, inclusive, acaba de ser beneficiada com a implementação do Sacolão Municipal, inaugurado recentemente e que funciona dentro dos parâmetros de sustentabilidade e intersetorialidade do programa.