CIDADES

min de leitura - #

Rede estadual inicia ano letivo presencial

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de dois anos letivos com ensino à distância ou sistema híbrido devido à pandemia da Covid-19, estudantes da rede estadual retornaram às aulas 100% presenciais na manhã de ontem. Na região, mais de 37,6 mil alunos eram esperados na volta às aulas presenciais da rede estadual na região.

No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, que abrange 61 escolas em 16 municípios, foram efetivadas 27.238 matrículas. No Colégio Nilo Cairo, o maior de Apucarana, a adesão de alunos do período da manhã de ontem foi positiva e alcançou 90%, segundo afirma a professora Cibele Barneze, diretora da instituição. Dos 585 estudantes matriculados no período matutino, 526 compareceram no primeiro dia de aula. “Estamos muito felizes e animados com esse retorno de aulas presenciais, principalmente por causa da interação e proximidade dos alunos com os professores. Isso é muito importante. Esperamos que esse número permaneça durante todo o ano letivo”, comenta. 
A expectativa para o retorno das aulas também é positiva para o diretor do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, Diego Favaro. Diego explica que os protocolos seguidos são os mesmos estipulados pela Secretaria de Saúde do Paraná. “Medimos a temperatura dos alunos na entrada do colégio, além disso é obrigatório o uso contínuo de máscara de proteção individual e higienização das mãos com álcool gel, além do distanciamento social”, explica.
Quando há notificação de casos de Covid-19 entre estudantes, professores ou funcionários, as instituições de ensino seguem as orientações da última atualização da nota orientativa 03/2021 da Sesa. Os casos confirmados são afastados e uma avaliação é feita pelo comitê de biossegurança para tomar uma decisão pela eventual suspensão das aulas e em qual nível. Caso o contato tenha se limitado a grupos específicos, é considerado o isolamento de uma sala de aula ou de um grupo de uma sala de aula.

REDE MUNICIPAL
Em algumas cidades da região, ontem foi o primeiro dia de aula nas redes municipais de ensino. Em Arapongas e Jandaia do Sul, por exemplo, o ano letivo começou nas escolas e CMEIs. Já em Apucarana, o ano letivo terá início amanhã (9). (FERNANDA NEME)