CIDADES

min de leitura - #

Rede municipal abre debates sobre base curricular

Da redação

| Edição de 03 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Escolas de Apucarana vão promover encontros de pais semana que vem
Com o objetivo de promover uma discussão nacional sobre a estrutura e as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) promovem, na próxima terça-feira (6), um dia D de mobilização para tratar do assunto.

Imagem ilustrativa da imagem Rede municipal abre debates sobre base curricular


Em Apucarana, as escolas da rede municipal de ensino vão realizar reuniões com os pais e mães dos alunos, nesse dia, em suas sedes, a partir das 15h30. 
“A implantação de um currículo único no município já vem sendo debatida com os professores e servidores da nossa rede desde 2013. O debate também envolveu a comunidade, por ocasião da Conferência Municipal de Educação, em 2015. Agora, chegou o momento de levarmos a reflexão sobre a BNCC para as famílias,” esclarece a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.
Durante o encontro, a diretora de cada instituição de ensino passará aos presentes um vídeo explicativo sobre a Base Nacional Comum Curricular, comentará sobre o processo de estudo do tema que vem realizando e apresentará a matriz curricular proposta no município.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Ela é uma ferramenta que visa a orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada município.  (DA REDAÇÃO)