CIDADES

min de leitura - #

Região apreende 10,8 toneladas de drogas em quatro meses

Adriana Savicki

| Edição de 15 de junho de 2023 | Atualizado em 15 de junho de 2023
Imagem descritiva da notícia Região apreende 10,8 toneladas de drogas em quatro meses

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em quatro meses, a quantidade de drogas na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP), que abrange 26 municípios do Vale do Ivaí, supera tudo que foi apreendido ao longo de 2022. Entre maconha, cocaína e crack, as forças de segurança retiraram de circulação mais de 10 toneladas de drogas (10.834 quilos). Os números constam no sistema de consulta da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

A droga mais apreendida e também a que registrou maior crescimento é a maconha. Entre janeiro e abril, foram apreendidas 8,28 toneladas, mais que o triplo das apreensões de todo ano passado, que totalizaram 2,3 toneladas.

Só em Apucarana, município sede da 17ª SDP foram apreendidas 2,8 toneladas de maconha, quase um terço do total.

A cocaína aparece como o segundo narcótico mais apreendido. Foram 2,37 toneladas retiradas de circulação, volume que supera em 10% as apreensões de 2022, que totalizaram 2,14 toneladas. 

Do total apreendido neste ano, quase que a totalidade foi encontrada em Apucarana. Foram apreendidas 2,35 toneladas, colocando o município como o terceiro do estado em volume de apreensões de cocaína no período, atrás apenas de Paranaguá (4,2 toneladas) e Guaratuba (3,6 toneladas).

As apreensões de crack no quadrimestre também superam os números de 2022, quando a região apreendeu apenas 4,5 kg. Neste ano, foram 175 kg, um aumento de mais de 3700%. A maior parte das apreensões também foi registrada em Apucarana, onde as forças policiais localizaram 133 kg da droga.

PARANÁ

O aumento das apreensões de drogas é uma realidade estadual. Em todo Estado, foram registradas 132 toneladas de maconha confiscadas nos primeiros cinco meses do ano. 

As apreensões de crack também cresceram significativamente em 2023. Foram 802 quilos confiscados pelas polícias entre janeiro e maio, enquanto que no mesmo período de 2022 foram 321 quilos. O aumento foi de 149%. 

Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a quantidade expressiva de drogas apreendidas no período se deve ao trabalho de inteligência das polícias. “O Paraná tem uma malha viária muito extensa que nos liga a outros estados como São Paulo e Santa Catarina, além da fronteira com o Paraguai e Argentina. As operações que estão sendo feitas nestes pontos, a partir das informações produzidas pela inteligência, têm surtido um efeito satisfatório”, enfatizou. (COM AEN)