CIDADES

min de leitura - #

Região cria mais de 2,9 mil postos de trabalho com carteira assinada

Cindy Santos

| Edição de 29 de setembro de 2022 | Atualizado em 29 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Região cria mais de 2,9 mil postos 
de trabalho com carteira assinada

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 2,9 mil postos de trabalho com carteira assinada foram criados entre janeiro a agosto deste ano, em 29 municípios da  região, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo positivo foi puxado, mais uma vez, pelo setor de serviços responsável por mais da metade das vagas: 1.539. O comércio é o segundo ramo de atividade que mais criou oportunidades de emprego (464) seguido pela indústria (427), construção civil (216) e agropecuária (294). Ao todo, a região tem mais de 102,5 mil trabalhadores registrados. 

Mais uma vez Apucarana lidera a geração de empregos na região com 802 postos de trabalho que surgiram entre janeiro a agosto deste ano, a maior parte na indústria (345), seguida pelo setor de serviços (330). Construção (60), comércio (39) e agropecuária (28) também criaram vagas. 

Jandaia do Sul ocupa a segunda posição no ranking regional de geração de empregos com 394 postos de trabalho abertos neste ano puxados, sobretudo, pela indústria que criou 256 vagas. Outras atividades que também colaboraram com o resultado positivo foram a de serviços (84) e comércio (68). 

As 387 vagas geradas no período em Arapongas colocam o município na terceira posição em geração de emprego na região. O setor com melhor desempenho neste quesito foi o de serviços (361), seguido pela construção (237) e pelo comércio (116). A indústria, por sua vez, extinguiu 300 postos de trabalho no período e a agropecuária perdeu 27. 

Para o economista Rogério Ribeiro, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana, os dados deixam claro a retomada, principalmente pelo desempenho dos setores de serviços e comércio, que foram muito afetados pela pandemia. 

“A expectativa é de continuidade dos ciclos de contratação em todo o país por conta do desempenho da economia. O crescimento do PIB deve ficar acima dos 2,5%, o que implica em mais contratações nos setores e regiões mais dinâmicas. É o caso da nossa região”, disse o economista.

AGOSTO

Em agosto a região criou 355 postos de trabalho a maior parte no comércio (222) e setor de serviços (124). No ano passado, no mesmo período, foram criadas 871 vagas, o que corresponde a uma queda de quase 60% . A geração de empregos desacelerou em comparação com julho que registrou 454 vagas. 

Apucarana também foi o município que mais criou vagas de trabalho em agosto, com 117 postos. A maior parte no comércio (63), indústria (53) e serviços (27). A construção civil que registrou falta de mão de obra, perdeu 28 vagas. 

Ivaiporã é o município com o segundo melhor saldo da região no mês de agosto. Com 273 admissões e 170 desligamentos fechou com saldo de 103 postos de trabalho criados em agosto, sendo 56 no setor de serviços e 47 no comércio. 

Arapongas encerrou agosto com 26 vagas de emprego.