CIDADES

min de leitura - #

Região da 16ª RS ultrapassa 3,1 mil casos de dengue

Cindy Santos

| Edição de 06 de junho de 2023 | Atualizado em 06 de junho de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A área da 16ª Regional de Saúde ultrapassou 3 mil casos de dengue. Informe epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trouxe 3.104 confirmações da doença, 347 a mais do que o boletim anterior. 

O boletim mostra que todas as 17 cidades da área de abrangência da regional registraram casos da doença e nove enfrentam epidemia.  aumento de casos da última semana coloca Apucarana, sede da regional, em alerta. O município, que tem população estimada em 137.438 pessoas, soma 423 confirmações e incidência de casos autóctones de 288,86.

De acordo com o chefe da 16ª RS, Macos Costa, outros municípios podem entrar em epidemia nos próximos dias. Contudo, a tendência é que o número de casos pare de crescer devido ao frio e ausência de chuva.

“Realmente, houve um aumento de casos, alguns municípios em epidemia, e outros já devem entrar em epidemia nos próximos dias. Mas ocorre que estamos em junho e esses números são do período epidemiológico, que começou ano passado. Muitos desses casos positivos já estão curados. Temos perspectiva que com o tempo seco e fio a tendência é baixar o número de casos”, explica.

No total, nove municípios da 16ª RS estão em estado de epidemia: Cambira, Bom Sucesso, Borrazópolis, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Novo Itacolomi, Sabáudia e São Pedro do Ivaí. Nenhum óbito foi registrado.

Em todo  Paraná, são 85.397 casos confirmados de dengue e 61 óbitos. (CINDY SANTOS)