CIDADES

min de leitura - #

Região encerra maio com o melhor desempenho na geração de emprego

Cindy Santos

| Edição de 28 de junho de 2022 | Atualizado em 28 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Região encerra maio com o melhor desempenho na geração de emprego

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Maio obteve o melhor desempenho do ano em geração de empregos na região. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, mostram que entre admissões e demissões foram criados 583 postos de trabalho no período nos 28 municípios da região. 

O resultado divulgado ontem apresenta melhora em comparação com meses anteriores: janeiro (66), fevereiro (415), março (243) e abril (167). As colocações no mercado de trabalho registradas em maio também superaram o mesmo período do ano passado, quando 318 vagas formais foram geradas.

Novamente o ramo de atividade que mais criou oportunidades foi o de serviços com 239 colocações. Na segunda posição segue a indústria que reagiu em maio com 212 postos de trabalho e o comércio com 138. Entre os municípios que mais contribuíram com esse bom desempenho está Arapongas que gerou 163 postos de trabalho com carteira assinada, resultado da diferença entre 1.724 admissões e 1.561 desligamentos. O setor que mais criou vagas foi a indústria (112), depois o de serviços (46) e o comércio (40).

Jandaia do Sul ocupa a segunda posição no ranking regional com 137 vagas, sendo que 131 são colocações na indústria. 

Califórnia fechou maio com saldo de 84 postos de trabalho a maior parte no setor de serviços (53) e indústria (22).

Entre 1.476 admissões e 1.453 desligamentos, Apucarana encerrou o mês com saldo de 23 postos de trabalho criados no período. 

O comércio foi o que mais criou oportunidades de trabalho com 40 vagas, no entanto a indústria perdeu 57 postos. 

ACUMULADO

Ao longo de cinco meses a região soma 1.464 postos de trabalho com carteira assinada. Novamente, o bom desempenho foi puxado pelo setor de serviços que colocou 952 profissionais no mercado, seguido pela agropecuária que registrou 275 e construção 142.

Apucarana é o município com maior saldo acumulado entre janeiro a maio deste ano, com 448 vagas de emprego com carteira assinada. Para o secretário de Industria, Comércio e Empregos de Apucarana, Edson Estrope, esse resultado é fruto do investimento que a prefeitura tem feito em cursos de capacitação para geração de mão de obra qualificada.

“Nosso setor de qualificação total fica acompanhando todo o processo de ensino e logo na sequência encaminha para a agência de empregos, com Curriculum e encaminhados para empresas. Estes cursos são com todo apoio de nosso prefeito Junior da Femac onde todos os custos são bancados pela prefeitura. E com a qualificação fica mais fácil inclusão nas empresas”, assinala o secretário.


Em cinco meses, Paraná criou 75 mil postos de trabalho com carteira assinada 

O Paraná se isolou como o quarto estado com maior geração de emprego do País em 2022, com 13.894 vagas com carteira assinada preenchidas em maio. São 75.990 postos formais criados entre janeiro a maio, o melhor desempenho da Região Sul. Apenas São Paulo (304.328 vagas), Minas Gerais (108.747) e Rio de Janeiro (77.648) contrataram mais pessoas no período. “Mais uma vez o Paraná confirma uma geração de empregos acima da média, mostrando que todas as medidas tomadas pelo Governo do Estado para alavancar a economia surtiram efeito”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Vale lembrar que no ano passado já batemos o recorde na abertura de vagas, com mais de 172 mil pessoas contratadas. Agora, são quase 76 mil admissões em apenas cinco meses. Temos condições e potencial para bater o nosso próprio recorde, consolidando o Paraná no caminho do desenvolvimento consistente”, acrescentou o governador.