CIDADES

min de leitura - #

Região ganha mais de 160 policiais com Escolas de Formação da PM

Silvia Vilarinho

| Edição de 02 de agosto de 2022 | Atualizado em 02 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Região ganha mais de 160 policiais com Escolas de Formação da PM

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar do Paraná começaram a se apresentar ontem nos locais onde farão o curso de formação de soldados. Na região, a formação será realizada em Apucarana, Arapongas e Ivaiporã. Com a implantação das escolas, serão 161 novos policiais atuando nas ruas.

Em Apucarana, conforme o tenente coronel Marcos José Facio, comandante do 10º Batalhão da Polícia (BPM), foram recebidos 62 alunos , 49 homens e 13 mulheres. Essa é a maior escola de formação que o 10º BPM recebe e após a conclusão Apucarana deve ganhar novos policiais. “A expectativa para essa escola é muito boa. É a maior escola em números totais que o 10º batalhão recebe. Não sabemos ainda quantos policiais vão ficar em Apucarana, mas será um número considerável deles. Contudo, os policiais serão encaminhados para toda nossa área que, além de Apucarana, tem mais 11 municípios onde e precisamos introduzir esses policiais e melhorar o policiamento”, disse.

De acordo com o comandante, neste período de pandemia, o efetivo do 10º BPM reduziu em 15%. A Covid-19 também prejudicou a escola de formação. A última contratação de policiais ocorreu em 2016.

“Essa escola já estava pronta desde o ano passado, mas por causa da pandemia tivemos esse atraso. Éramos para receber apenas 27 policiais, mas depois de alguns contatos pessoais e com ajuda de políticos da região, conseguimos elevar esse número para 62 e acredito que até o mês de dezembro eles vão estar na rua, no estágio na operação no final do ano. Tivemos uma redução do efetivo de rua durante esse período da pandemia, então será um grande ganho para a polícia”, comenta, acrescentando que a formação deve durar 10 meses.

REGIÃO

Em Arapongas, a Escola de formação da PM terá 40 policiais. De acordo com o tenente Marcos Matias, da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), as apresentações dos candidatos começaram ontem. O prefeito Sérgio Onofre deu boas-vindas aos alunos “Temos em Arapongas um efetivo de qualidade. Agora, precisamos aumentar esta quantidade de policiais militares e ampliar a nossa estrutura. Melhorias que temos alcançado gradativamente”, disse Onofre. Ele mencionou ainda os esforços para o andamento da criação de um batalhão da PM em Arapongas.

Em Ivaiporã, de acordo com o subcomandante Vinicius Castro, da 6ª CIPM, os recrutas começaram a se apresentar ontem para irem se adaptando e nesta quinta-feira (4) será realizada a aula inaugural. “Essa é a terceira escola de soldados, já tivemos duas na 6ª CIPM. A expectativa são 59 alunos”, finaliza.


‘Era um sonho’, diz aluna de Apucarana

Para a apucaranense Gabriela Alves de Paula, passar no concurso e se apresentar para o curso de formação, é a realização de um grande sonho. “Estava no meu íntimo, era um sonho. Foi uma batalha chegar até aqui, mas a mulher vem ganhando espaço na corporação, o tempo vai passando a vamos alcançado melhores espaços, objetivos”, disse.

Cleidimar Kurunci, também de Apucarana, já tem experiência militar e também sonhava em atuar na PM. “É um sonho antigo, atuei no exército em 2010, conheci a disciplina e hierarquia militar, então estudei bastante, me preparei bastante para passar no concurso e hoje estou aqui, fazendo parte da escola, estou com uma expectativa muito boa”, comenta.