CIDADES

min de leitura - #

Região tem 66 casas com pacientes ligados a aparelhos

CINDY SANTOS

| Edição de 22 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Copel criou um canal exclusivo para atendimento a casos de falta de energia em domicílios onde moram pacientes dependentes do uso de equipamentos elétricos vitais, como respiradores, ventiladores, aspiradores e equipamentos de diálise. Em todo o Paraná, são 3.456 famílias cadastradas nesta condição. Na região, 66 domicílios têm acesso ao atendimento exclusivo.

Os municípios da região com mais cadastros são Apucarana (20), Arapongas (18), Ivaiporã (6) e São João do Ivaí (5). Elas contam com um canal direto para informar falta de luz e solicitar informações: 0800 643 54 45. O aposentado Paulo Augusto Alexandrino, de 62 anos, está entre os beneficiados. O apucaranense sofre com uma doença pulmonar obstrutiva crônica e necessita usar um equipamento de oxigênio diariamente. “O oxigênio fica ligado a noite toda e às vezes durante o dia uso também. Além disso também uso uma bombinha de inalação”, comenta.
A mãe dele, Leonelia Alexandrino, 86 anos, comenta que a doença do filho não tem cura, somente controle. “Ele fumou muitos anos. Deixou o vício mas ficou doente. Chega a usar três cilindros de oxigênio por semana”, conta.
Na casa moram apenas mãe e filho, ambos aposentados, e os gastos com energia costumavam ser baixos antes do uso do respirador. Temendo o valor alto da conta de energia elétrica, a idosa fez um cadastro no Programa Luz Fraterna, do Governo Estadual. O programa garante que famílias já atendidas pela tarifa social de energia e que possuem paciente com equipamento de suporte à vida sejam contempladas com a isenção da conta, independente do limite de 120 kWh no consumo mensal de energia elétrica. “Nós ganhamos muito pouco e além das despesas da casa tenho muitos gastos com médico e medicamentos para tratar a coluna e pressão alta”, comenta.
Mesmo com o cadastro aprovado no programa, ela disse que está com medo de a conta chegar e não ter valor isento. “Só vou ficar tranquila quando a fatura chegar e eu ter certeza que o cadastro deu certo”, diz. 

Famílias cadastradas têm benefícios da Copel
Entre os benefícios, estão o aviso preferencial e antecipado sobre desligamentos programados da rede elétrica ou suspensão do fornecimento, de maneira a evitar prejuízos ao funcionamento dos aparelhos elétricos que preservam a vida do usuário. Nos casos de desligamentos acidentais, os endereços também são indicados com prioridade no atendimento de operadores técnicos e equipes de campo.
O cadastro das unidades consumidoras com equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência humana é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anee) e deve ser solicitado nas agências da Copel.
A documentação necessária inclui formulário com comprovação médica da condição do usuário, cópia dos documentos pessoais do titular da conta e do usuário do equipamento, um termo de compromisso e declaração de vínculo com o responsável pelo imóvel. A relação de documentos, modelos de formulário e outras informações podem ser encontradas no site www.copel.com.